TRABALHO_HIST. ENGENHARIA E GRANDES OBRAS DA ENG. MECANICA

1236 palavras 5 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA - CAMPUS BURITIS
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
MATÉRIA DE INTRODUÇÃO A ENGENHARIA

CARLOS EDUARDO GOMIDES ALKMIM
Turma: 01 / Sala nº. 225

RESENHA
HISTÓRIA DA ENGENHARIA E
GRANDES OBRAS DA ENGENHARIA MECÂNICA

Trabalho de Resenha referente à matéria de Introdução a Engenharia, do Curso de Engenharia Mecânica, do Centro Universitário Newton Paiva, 1º período.

Professor Amilton Horta Serravite

Belo horizonte
2010.1
Armas e a evolução da Engenharia

Era paleolítica e Mesolítica

O Aprimoramento de ferramentas e principalmente do armamento contribuiu para a evolução da engenharia ao longo da História. Depois da descoberta do domínio do fogo, o homem passou a viver mais em sociedade conseguindo sobreviver com mais facilidade a rigorosos invernos e a afugentar animais predadores com mais facilidade. Assim passando a viver em clãs, desenvolvendo técnicas de agricultura e pecuária, deixando de ser nômade e passando a estabelecer territórios.

Com estes avanços, o homem começa a dominar a técnica da pedra lascada, começando a confeccionar lanças com um equilíbrio melhor facilitando sua caça e o arco e flecha, uma arma confeccionada a partir de uma haste de madeira flexível e curva, com suas extremidades amarradas por uma corda, ao puxar e soltar a corda, a flecha leva um impulso mecânico percorrendo uma distância maior do que o simples impulso manual de uma lança, e com maior precisão, surgindo assim, o primeiro acionamento mecânico da humanidade.

Era Paleolítica

Com o regionalismo começa a disputa pelas melhores terras e roubo de animais. Neste período surge a pedra polida e o desenvolvimento das primeiras armas de haste como machado de mão e a lança com ponta de pedra. Neste período, surgem duas descobertas que vão revolucionar a cavalaria e a humanidade, que são a descoberta da roda e a domesticação do cavalo.

Era do Bronze

Relacionados