Trabalho hipertensão

Páginas: 6 (1464 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
HIPERTENSÃO

SÃO PAULO
2012


HIPERTENSÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Fisiologia Geral, da Universidade Paulista, como avaliação parcial do terceiro semestre.
Professor: Joaquim

SÃO PAULO
2012

Indice

Introdução

Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma breve síntese sobre pressãoarterial, levando em consideração seus aspectos clínicos, físicos, emocionais e apresentar algumas das possíveis causas de níveis de pressão elevados, medidas preventivas e corretivas que podem ser tomadas para manter a pressão em nível normal.

Hipertensão Arterial

Aspectos clínicos.
A hipertensão arterial é a pressão exercida pelo coração nas artérias, e é medida por dois valores: máximo (pressãosistólica), que diz respeito à pressão que o coração faz para bombear o sangue em direção aos outros órgãos e o mínimo (pressão distólica) que se refere à acomodação do sangue nos vasos sanguíneos, em outras palavras a pressão arterial é determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a “dificuldade” que ele encontra para circular pelo corpo. Ela pode ser alterada pela variação do volume desangue ou espessura deste, dos batimentos cardíacos por minuto e da elasticidade dos vasos. Os estímulos hormonais e nervosos que regulam a resistência sanguínea sofrem influência tanto pessoal quanto ambiental. É uma doença muito comum que atinge boa parte da população brasileira e mundial, é considerada uma doença “silenciosa”, pois quem tem normalmente não tem conhecimento disso,principalmente pela ausência de sintomas característicos e específicos dela. Segundo o Dr Celso Ferreira, especialista em doenças cardíacas, a hipertensão é o principal fator de risco para complicações cardíacas e aumenta as chances de doenças também em outros órgãos, sistemas do corpo, como exemplo: rins, acidente vascular cerebral (derrame), aneurismas e claudicação intermitente.
Uma questão importante ésaber como podemos adquirir a hipertensão. Em um estudo exploratório com 32 pacientes hipertensos atendidos em duas unidades de saúde do Município de Ribeirão Preto, SP, foi constatado que na visão dos pacientes 35% dos portadores alegou que a causa está ligada a aspectos emocionais, 30% disse que os hábitos alimentares inadequados são as causas, 6% diz que é uma herança familiar, outros 6%acreditam que o álcool terminante para ter a pressão arterial acima do esperado, 6% alegam que a obesidade é a causa, 2 % diz que é o cigarro, sendo que, segundo o estudo feito por Denise S Péresa, Jocelí Mara Magnaa e Luís Atílio Vianab, 20% dos sujeitos desconheciam o que pode causar a hipertensão. Mas para Maciel (1994), é comum entre médicos e pacientes a “rotulação” para as causas de a hipertensãoser “emocional” ou “nervosa”, mas na verdade não existe uma causa física identificável que prove a obtenção da doença.
Por se tratar de uma doença que não possui sintomas característicos, e não se manifestar de forma clara, como podemos diagnostica-la? A forma mais comum de diagnostica-la é medindo a pressão arterial através de um medidor de pressão. Alguns cuidados devem ser tomados, quando severifica a pressão arterial, pois o resultado é variável por depender de diversos fatores (emocionais, ambientais, etc.), seguindo as recomendações a seguir o risco de erro no diagnóstico diminui, mas não é nulo: o corpo deve estar em estado de repouso, por mais ou menos 15 minutos, recomendado urinar antes, após exercícios, álcool, café ou fumo é necessário aguardar 30 minutos para medir, omanguito do aparelho de pressão deve estar firme e bem ajustado ao braço e ter a largura de 40% da circunferência do braço, sendo que este deve ser mantido na altura do coração, não falar durante o procedimento, esperar 1 a 2 minutos entre as medidas, manguito especial para crianças e obesos deve ser usado, a posição sentada ou deitada é a recomendada na rotina das medidas. Alguns médicos preferem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Sobre HIPERTENSÃO
  • Estresse no trabalho e hipertensão arterial
  • ENFERMAGEM DO TRABALHO: HIPERTENSÃO ARTERIAL EM MOTORISTA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • hipertensao
  • Hipertensão
  • Hipertensao
  • hipertensão
  • Hipertensão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!