Trabalho Hidreletrica E Termoel Trica

3773 palavras 16 páginas
1.Hidrelétrica

Pode-se definir usina hidrelétrica como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica utilizando-se do aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio. Essa geração hidrelétrica está associada à vazão do rio, ou seja, à quantidade de água disponível em um determinado período de tempo e à altura de sua queda. Quanto maiores são os volumes de sua queda, maior é seu potencial de aproveitamento na geração de eletricidade.
Para a implantação de uma Hidrelétrica são necessárias várias etapas, sendo uma delas condições do meio natural que são instaladas, pois para a instalação de uma hidrelétrica é necessário que no local ocorra uma elevada taxa de pluviosidade, e não obstante esse local terá que ter uma queda de água elevada, para que ocorra a geração de energia. Mais a instalação desse meio gerador de energia, depende de vários tramites como veremos no decorrer do trabalho.

1.1.Planejamentos para a construção de uma hidrelétrica

Antes da construção das hidrelétricas é definido plano de construção delas, onde são divididas em três níveis de planejamento sendo eles: de longo prazo, com um horizonte de 25 a 30 anos, no planejamento de médio prazo, com um horizonte de 15 anos, e no planejamento de curto prazo, conhecido como Plano Decenal de Geração, que tem um horizonte de até 10 anos.

Estudo de Longo Prazo: Nos projetos de longo prazo leva em conta a perspectiva, de evolução do mercado de energia elétrica, a disponibilidade de fontes primaria, e as tendências da evolução tecnológica. Ou seja, se programa nessa etapa os estudos de inventários para aproveitamentos elétricos.
Estudos de médio Prazo: Nessa parte do estudo é analisada as fontes primarias anteriores, e o aproveitamento hidrelétrico. E deveram ser definidos todos os empreendimentos e avaliados pelas viabilidades técnicas, econômica e ambiental.
Planos Decenais de Expansão: Anualmente é revista a programação de obras para os 10 anos do horizonte

Relacionados