Trabalho HFP III Fichamento Cita O Texto 1

2109 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA

NAIANA FABÍOLA MORAES VIEGAS

FICHAMENTO: ESTUDOS EM PSICOLOGIA UMA INTRODUÇÃO

SÃO LUIS
2015
Estudo em psicologia: Uma introdução (pp. 17 - 36) Primeiro capítulo

“[...] com o renascimento, deparamo-nos cada vez mais com a aceitação de um estilo de pensar humanista (‘antropocêntrico’), cuja a marca inconfundível consiste na valorização da espécie humana. Com o pensamento humanista os fundamentos do conhecimento passam a ser procurados no próprio homem, em especial no exercício autônomo e livre da razão” (TOURINHO, 2009, pag. 17)
“Ao contrário do pensamento teocrático da idade média, o renascimento valoriza as humanidades, entendendo por isso os conhecimentos ligados diretamente aos interesses humanos que formam e desenvolvem o homem. O verdadeiro caminho devia, na visão dos humanistas renascentistas, ser criado pelo homem enquanto ser inteligente e livre” (TOURINHO, 2009, pag. 18)
“Pode se dizer, então, que o mundo moderno foi responsável por opera alguns deslocamentos na ênfase dos problemas filosóficos. Se os antigos se ocupavam com o Ser das coisas, os modernos irão fundamentalmente se ocupar com a possibilidade de conhecê-las [...] não apenas para o processo de conhecimento propriamente dito, mas também para o sujeito cognoscente, isto é para o sujeito que conhece.” (TOURINHO, 2009, pag. 19)
“Vê- se como reflexo do humanismo, como o mundo moderno concentrou suas atenções em torno do sujeito humano [...] tomando consciência de suas próprias ocorrências mentais, seria umas das marcas inconfundíveis da modernidade e de fundamental importância para a própria psicologia no mundo moderno.” (TOURINHO, 2009, pag. 19)
“Na idade média [...] ser consciente de algo significava ‘ter um conhecimento privado ao qual era desejado que ninguém mais tivesse acesso’; por outro lado, ser consciente de algo nada mais era do que ‘ter o conhecimento ao qual, pela sua própria

Relacionados

  • Comunicacao_e_expressao_Unidade I 1
    47038 palavras | 189 páginas