Trabalho hemograma

Páginas: 9 (2117 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
FACULDADE PITAGORAS






HEMOGRAMA








ANA CLAUDIA
ANADRESSA MARCELINO










TEIXEIRA DE FREITAS
2015

1-Introdução
O hemograma contempla diversas provas efetuadas com a finalidade de avaliar quantitativa e qualitativamente os componentes celulares do sangue. Os itens avaliados incluem: hemácias, hemoglobina, hematócito, índices hematimétricos, leucócitos totais, contagem diferencial deleucócitos, plaquetas e exames microscópico de esfregaço de sangue corado.
Além disso, o hemograma mede também o VCM (volume cospucular médio), que é o tamanho das hemácias, o HCM (hemoglobina em cada hemácia), CHCM (concentração das hemoglobina cospucular média), que é a concentração da hemoglobina dentro de cada hemácia e a RDW ( red cell distribution), uma índice que indica a variação detamanho dos glóbulos vermelhos (anisocitose).
2-Desenvolvimento
Exames de triagem são exames laboratorias usados para identificar como uma doença que ainda não produz sinais e sintomas ou aquela que tem risco de desenvolver uma doença.
As informações obtidas com os exames de triagem podem ser usadas para que os indivíduos modifiquem comportamento que possa afetar as possibilidades de desenvolvimento deuma doença e permitir o tratamento precoce, evitando problemas mais graves.
Com frequência, um exame positivo sugere outros mais especificados para confirmar ou excluir uma doença, ou para detalhar o quadro clinico e orientar o tratamento.
Lave as mãos e reúna todo o material necessário de acordo com a solicitação dos exames que serão realizados (seringa compatível com o volume de sangue, ousistema a vácuo que inclui agulha especifica rosqueada no adaptador, e todos os tubos necessários).
Chame o paciente pelo nome completo na sala de coleta, receba-o de forma cordial, apresente-se a ele, explique-lhe o procedimento e verifique se ele está nas devidas condições para a coleta, tais como: período de jejum determinado, uso de certos medicamentos que possam interferir nos resultados.
Apósconfirmar todos os dados pré- analíticos do paciente, rotule todos os tubos de coleta de forma legível, com o nome completo do paciente, número de registro, data, horário da coleta, e, se é um paciente que está internado também colocar número do quarto do paciente assinatura e carimbo do responsável pela coleta das requisições dos exames que depois serão enviadas juntamente com os tubos das amostraspara o laboratório.
Como já dito antes, se ainda não tiver feito, agora, comunique ao paciente que você irá coletar uma amostra de sangue e explique o procedimento para diminuir a ansiedade e garantir a cooperação do paciente.
Lave as mãos após rotular os tubos e reunir o material.
Coloque o material na mesa da cabeceira ou em uma bandeja próxima a você na sala de coleta.
Posicione o paciente deforma confortável, sentado ou deitado em decúbito dorsal para garantir uma melhor visualização das veias.
Calce as luvas de procedimento.
Selecione e palpe a veia a ser puncionada.
Prenda o garrote aproximadamente 5 cm acima do local da punição e peça para que o paciente abre e feche a mão.
Faça antissepsia ampla da área com algodão embebido em álcool a 70% no sentido do retorno venoso, paraestimular o aparecimento de veias.
Deixar o algodão na bandeja ou segure-o com o dedo mínimo.
Com o polegar da mão não-dominante fixar a veia, esticando a pele abaixo do ponto da punção.
Segurar a seringa horizontalmente, com a mão dominante, mantendo o indicador sobre o canhão da agulha.
Introduzir a agulha com o bisel e a graduação da seringa voltada para cima. A agulha deve penetrar na veiaaproximadamente 1cm a ser mantida num ângulo de 15 graus.
Aspirar a seringa com a mão que fixava a veia. Isso evitará movimentos desnecessários e evitara o deslocamento da agulha (obs: está é uma técnica da forma de segurar a seringa para aspirar o sangue, sendo que a há outras formas que vocês poderão perceber nos vídeos sobre o assunto de Punção Venosa postados).
Após o sangue fluir para dentro da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instrução de trabalho
  • Hemograma
  • hemograma
  • Hemograma
  • Hemograma
  • Hemograma
  • Hemograma
  • HEMOGRAMA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!