TRABALHO HANDEBOL

1340 palavras 6 páginas
IMPORTÂNCIA DO HANDEBOL NA ESCOLA

O handebol contribui e forma efetivo nas capacidades coordenativas dos seus praticantes, a percepção e conhecimento do seu próprio corpo, a percepção e estruturação espacial.
Inclusive ocasiona a aquisição das habilidades motoras fundamentais no processo de socialização da criança; assim como, o desenvolvimento das capacidades motoras.
Este esporte proporciona o desenvolvimento das habilidades de locomoção e de manipulação, o estímulo do padrão inicial e elementar.
Outro fator de destaque é que a modalidade do handebol sendo um jogo é de extrema importância na atividade motora da criança, no desenvolvimento da tomada de decisão, e no exercício do cumprimento de suas regras; na caracterização das noções espaciais e de espaço de jogo.

HANDEBOL NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E CONCILIAÇÕES ENTRE A APRENDIZAGEM DO ALUNO COM A MODALIDADE EM QUESTÃO.

Quando falamos em pedagogia do handebol pensamos em um contexto de aprendizado que ocorre em diversos locais como escola, escolinha de esportes, clubes, equipes de base. Porém, destes lugares o que mais atrai alunos que não conhecem a modalidade e que podem vir a ser ou não praticantes devido a experiência com este esporte é a escola.
Ela (a escola) hoje é um dos principais locais onde as crianças praticam esportes, seja no horário regular das aulas ou em equipes para torneios escolares. Neste aspecto um detalhe passa despercebido: Como o handebol está sendo ensinado dentro da educação física escolar?
O aluno de ensino regular (seja qual nível for) está na escola para receber toda a instrução para sua experiência motora e prática corporal que ele possa agregar. Na verdade podemos pensar no esporte inserido nas práticas escolares como fonte pedagógica, mas para isso o handebol caracteriza-se como um jogo, sem pautar-se no rendimento esportivo.
Brecht entende que o esporte na escola só tem sentido quando entendido como atividade escolar e integrado ao projeto pedagógico desta escola. Assim, o

Relacionados

  • Relatório de estatistica
    2736 palavras | 11 páginas
  • Estabilidade no prognóstico do perfil de aptidão física de jovens atletas de handebol
    6266 palavras | 26 páginas
  • Jogos Cooperativos e a Pedagogia do Esporte
    40897 palavras | 164 páginas
  • Jogos cooperativos
    37568 palavras | 151 páginas