Trabalho hércules

Páginas: 9 (2060 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
12 Trabalhos do Herói do Cotidiano
Nós somos heróis do cotidiano e geralmente não sabemos disso, achamos que os outros é que são bons, felizes, especiais. Tendemos sempre a achar que o nosso universo, nossa vida, nosso trabalho são coisa pouca, não tem valor ou graça.
Pois é o contrário. Herói não é aquela criatura inventada que está nas revistas ou no cinema, mas somos nós, criaturas deverdade, que a cada hora do dia construímos nossa vida aprendendo a lidar com graus cada vez maiores de complexidade.
Em cada momento, aqui no trabalho ou em nossa casa, nós estamos lidando com tarefas difíceis e que nos aprimoram dia a dia. Como o Hércules da mitologia nós também temos nossos “Trabalhos”. São dúzias de Trabalhos do Cotidiano e agora convido você a conhecer doze deles.

1)Oimpulso e o “tamanho da encrenca” : o impulso e o entusiasmo são matéria prima básica para qualquer de nossas ações. Porém temos que aprender a dosá-los, senão podemos tanto assumir coisas que estão além da nossa capacidade naquele momento quanto delegar a quem não consegue dar conta. Cada um de nós é gestor de sua vida e seu trabalho e como tal deve ter a medida do que é ou não capaz de fazer. E teressa medida não significa perder o entusiasmo !

2)Desejo entendido é desejo atendido: a vontade é nosso motor, sem vontade e desejo nós nem saímos da cama para recomeçar a cada dia...Mas, se não temos clareza de nossos desejos e sonhos, não temos como trabalhar para realizá-los . E pior, eles podem ser sequestrados e desviados para coisas que não importam de fato e são estéreis. O herói é aqueleque sabe o quê deseja e para quê deseja.

3)Orientar-se para saber escolher a dor e a delícia destes tempos modernos é a crescente quantidade de opções que temos, o que torna ainda mais difícil o ato de escolher. O herói do cotidiano sabe que escolher é um privilégio e não um problema e não delega a outros suas escolhas. Ele busca informações e faz o reconhecimento dos ambientes onde está parase preparar para escolher o que é melhor para ele e sua comunidade.

4)O tempo e a intuição: o tempo está cada vez mais acelerado e a necessidade de agir com rapidez, cada vez maior. Assim, muitas vezes não temos a possibilidade de parar, juntar dados, analisar com calma e aí agir. Nestas situações nossa aliada é a intuição, que permite percepção, conclusão e decisão rápidas. E o que éintuição, um dom divino ? Não, é por um lado o resultado do exercício cotidiano de juntar dados e analisar, de jogar xadrez com a vida, pensando o que pode acontecer em cada situação e como podemos reagir. E o outro lado, fundamental e pouco praticado, é a percepção. Sem sensibilidade para o que você e os outros estão sentindo não existe intuição.

5)Diferentes mas não desiguais : Acabamos de falar nasensibilidade em relação ao outro. O herói do cotidiano sabe que ele é único, que não existem dois seres humanos iguais na face da terra e por isso ele é especial. Mas sabe também que somos todos especiais, cada um na sua diferença . E que estas diferenças são mais solução do que problema, principalmente se soubermos que somos diferentes mas não desiguais, pois temos os mesmos direitos.6)Entendendo o contexto: Cada situação que encontramos está inserida em um contexto: ela se origina em comportamentos passados e provoca comportamentos futuros. Sem a percepção deste contexto fica difícil entender, e sem entender fica difícil escolher a melhor maneira de agir. Nós, heróis, procuramos sempre enxergar as coisas em perspectiva, dando o distanciamento necessário para ter uma visãoabrangente.

7)A técnica adequada para cada situação: Para cada coisa existe uma técnica adequada, uma maneira de fazer, um como que serve para aquele o quê. Por isso é perigoso achar que existem fórmulas mágicas que servem para qualquer coisa. O melhor é estudar bem cada situação para ver que solução ela precisa e lembrar que é o contrário: em time que está ganhando a gente mexe sim, senão ele para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os 12 trabalhos de Hércules
  • Os doze trabalhos de hercules
  • 12 trabalhos de hercules
  • Os 12 Trabalhos de Hercules
  • Os doze trabalhos de hércules
  • Astrologia: os trabalhos de Hércules
  • Os 12 trabalhos de Hercules
  • Os 12 trabalhos de hercules

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!