Trabalho Grupo Meire MINERVAL E LENE

2210 palavras 9 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LICENCIATURA EM LETRAS

JOSIMEIRE TRINDADE NUNES
ILCILENE DE ARAÚJO SOUZA
MINERVAL FRANCISCO DE SOUZA NETO

GENÊROS TEXTUAIS NAS ESCOLAS: MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA LEITURA

Macapá
2014

JOSIMEIRE TRINDADE NUNES
ILCILENE DE ARAÚJO SOUZA
MINERVAL FRANCISCO DE SOUZA NETO

GENÊROS TEXTUAIS NAS ESCOLAS: MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA LEITURA

Trabalho de Letras apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, Estruturalismo e Sociolinguística, Literaturas de Língua Portuguesa, Seminário da Prática IV.

Professores: Antônio Lemes, Rosemari Bendlin Calzavara, Juliana Fogaça, Anderson Teixeira, Ana Paula Pinheiro.
Tutores: Juliana Montoril

Macapá
2014
INTRODUÇÃO

Uma das discussões mais frequentes atualmente na área de educação engloba os Parâmetros Curriculares (PCN) e seu reflexo no ensino. No que se referem à língua portuguesa, os PCN vem apresentar propostas de trabalho que valorizam a participação critica do aluno diante da sua língua e que mostram as variedades e pluralidade de uso inerente a qualquer idioma.
Entretanto, apesar de algumas ideias que aparecem nos PCN não serem novas - pelo contrário, são objetos de debate há décadas, como é caso, por exemplo, dos pressupostos da linguística textual – a reação dos profissionais da educação diante desse material não tem sido das melhores. As críticas, por vezes, fundamentadas abarcam desde o caráter dos Parâmetros, consideradas por alguns como impositivo e fora da realidade brasileira, até as teorias linguísticas e pedagógicas que norteiam o texto. Nem sempre, porém, os críticos se voltam para o texto dos PCN com o olha de quem conhece a realidade da sala de aula e as necessidades dos alunos. É nesse aspecto que os PCN mais podem colaborar na formação de cidadãos críticos e

Relacionados