Trabalho Globaliza o Estado Nacional e Democracia as transforma es do capitalismo e seus impactos econ micos sociais pol ticos e espaciais

382 palavras 2 páginas
TRANSCRIÇÃO

Alguns teóricos acreditam que a globalização nada mais é do que o imperialismo, o velho imperialismo do século XIX, imperialismo este, que se caracterizou pela "... solidariedade entre o Estado e a grande burguesia nacional" (página.3)

[...] a mundialização seria o fruto supremo do processo civilizatório. já o processo de globalização seria justamente o contrário, pois esta obedecendo aos grupos industriais e dos detentores de vastos recursos financeiros (página.4)

A globalização segundo Martins, 1996, apresenta duas faces: de um lado, liberdade significa liberação; de outro significa desproteção. Para liberar é preciso desproteger os países dos efeitos perniciosos e tantas vezes letais da concorrência internacional (página.6)

nos tempos de globalização, o fenômeno típico do mundo atual é a exclusão social. Taxas de desemprego elevadas são comuns em quase todos os países, e pior, vieram para ficar. Isso porque, o nível de desemprego atual esta relacionado a questões estruturais, e não mais a flutuação temporárias do ciclo econômico, estão diretamente ligadas à ordem econômica contemporânea (página.14)

[...] as consequências da globalização na esfera da política, pois o consideramos arrasador, destacamos três: o esvaziamento do Estado; a obsolescência da democracias e o desmoronamento dos partidos políticos. (página.19)

RESUMO

No artigo conhecemos o conceito de globalização que é um processo de integração econômica, cultural, social e politica. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado. A orientação neoliberal é marcada pela crescente interdependência entre governos, empresas e movimentos sociais de diferentes países.
Estudiosos afirmam que a globalização começou com as grandes navegações evoluindo na Revolução Industrial e apresentando seu ápice no final da guerra fria. O termo enunciado está em vigor até o constante momento, o qual

Relacionados

  • globalização, estado nacional e democracia
    7424 palavras | 30 páginas
  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas