Trabalho gestão ambiental abnt

Páginas: 17 (4138 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
APRESENTAÇÃO

Atualmente as questões ambientais vêm sendo discutidas intensamente, devido a preocupação dos diversos grupos sociais em alertar os seres humanos sobre os principais problemas ambientais. Diante disso, a Educação Ambiental vem sendo proposta como um meio de conscientizar os indivíduos de que suas ações são responsáveis pelo comprometimento da sua própria existência, poiscomo diz Travassos (2001, p. 2), “a fragilidade dos ambientes naturais coloca em jogo a sobrevivência humana”.
Este estudo, que tem o objetivo de iniciar o contato com a realidade ambiental do nosso município, apresenta um diagnóstico do meio físico, com destaque para os recursos hídricos.
Aparecida de Goiânia, importante município da Região Metropolitana de Goiânia, é um dos maiorespólos da indústria de transformação do Estado de Goiás e o principal produtor e fornecedor de britas e areia industrial para utilização na construção civil. Este fato, somado a um expressivo contingente populacional, tem levado a uma ocupação desordenada em grande parte do seu território e, conseqüentemente, provocado uma forte pressão sobre seus recursos naturais e meio ambiente, comprometendo aqualidade de vida de sua população.
Exploração irregular de areia nas imediações da Serra da Areia, inconformidades ambientais observadas nas pedreiras, contaminação dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, ocupação irregular de fundos de vale e outras áreas de preservação, erosão e assoreamento devido à inexistência de adequado planejamento de drenagem urbana, são alguns dosproblemas ambientais fortemente caracterizados na região.



Nome do Município



O presente trabalho compreende uma caracterização do meio físico e dos recursos minerais e hídricos de Aparecida de Goiânia. Localizada a sul de Goiânia, parcialmente conurbada com a capital (Figura 01).
Segundo RODRIGUES (2005), o Povoado de Aparecida surgiu em 11 de maio 1922, quando AbrãoLourenço de Carvalho, João Batista de Toledo, Antônio Barbosa Sandoval e Aristides Frutuoso, devotos de Nossa Senhora Aparecida, doaram um terreno para que fosse construída uma igreja para a santa. Em 1958 foi elevada à condição de Vila, como Distrito de Goiânia, com o nome de Vila Aparecida de Goiás. Em 14 de novembro de 1963, emancipou-se com o atual nome de Aparecida de Goiânia.
Suaproximidade com a capital atraiu um alto contingente populacional que buscava moradias de baixo custo, culminando, de acordo com o Censo 2010 (IBGE), na cifra de 442.978 habitantes, constituindo, hoje, a segunda cidade mais populosa de Goiás. A cidade, nas últimas décadas, sofreu uma expansão intensa caracterizada pelo parcelamento de chácaras, formando extensos vazios, surgindo próximos ao limitemunicipal com a cidade de Goiânia.
Verificou-se, ainda, um crescimento econômico associado à instalação de inúmeras indústrias atraídas por incentivos fiscais. Este forte crescimento populacional associado ao desenvolvimento econômico e à falta de uma política de planejamento territorial urbano ocasionou o surgimento de diversos problemas sociais e de uso e ocupação do solo, característicos degrandes centros urbanos.
O município apresenta uma economia baseada nos setores de serviços (principalmente comércio) e indústrias, com destaque para os gêneros alimentícios e extração mineral (insumos básicos para a construção civil), enquanto o setor agropecuário é incipiente. A inexistência de uma política de controle da expansão urbana territorial facilitou a proliferação de diversosloteamentos regulares e irregulares, sem a infra-estrutura necessária para o bem-estar da população, tais como: vias públicas sem manutenção, ausência de saneamento básico (água encanada e esgoto) e rede pluvial, transporte público ineficiente, iluminação pública precária, deficiência de equipamentos públicos (escolas, postos de saúde, praças, quadras esportivas, etc.), entre outros.


[pic]...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de gestão ambiental
  • trabalho de gestao ambiental
  • trabalho gestão ambiental
  • Trabalho de Gestão Ambiental
  • trabalho de Gestão Ambiental e Certificação
  • Trabalho de Gestão Ambiental
  • Trabalho de gestão ambiental
  • Trabalho gestao ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!