Trabalho Funda O01

530 palavras 3 páginas
A elaboração de projetos geotécnicos em geral e de fundações em particular exige, obviamente, um conhecimento adequado dos solos. É necessário proceder-se à identificação e à classificação das diversas camadas componentes do substrato a ser analisado, assim como à avaliação das suas propriedades de engenharia. O método de investigação de solos mais empregado no Brasil é o de sondagem à percussão, em que a perfuração é obtida através do golpeamento do fundo do furo por peças de aço cortantes.
Ao se realizar uma sondagem pretende-se conhecer o tipo de solo atravessado através da retirada de uma amostra deformada a cada metro perfurado, obter-se a resistência (N) oferecida pelo solo à cravação do amostrador padrão, obter-se a posição do nível ou dos níveis d’água, quando encontrados durante a perfuração, além de possibilitar a execução de vários ensaios in loco aproveitando-se a perfuração.
O ensaio de penetração padronizado, também denominado Standard Penetration Test (SPT), é um ensaio executado durante uma sondagem à percussão, com o propósito de se obterem índices de resistência à penetração citados anteriormente. Originário da América do Norte, tal método é padronizado internacionalmente desde 1988, sendo normatizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) através da norma NBR 6484.
Atuando desde 1994 na execução desse tipo de serviço, a TEC GEO conta com equipes altamente capacitadas, submetidas a treinamentos de reciclagem periódicos. Possuímos uma logística de mobilização e desmobilização de equipamentos com veículos próprios, além de um histórico de execução de serviços de sondagens de reconhecimento tanto para edificações em áreas urbanas, quanto em áreas industriais tais como Petrobras, Vale e outras.

Medição da Resistência à Penetração:
A resistência à penetração é representada pelo índice de resistência à penetração, N (S.P. T), que é a soma do número de golpes de um martelo padronizado com peso de 65 kgf, caindo em queda livre de uma

Relacionados

  • Introdução a Piscologia
    29426 palavras | 118 páginas
  • Direito Administrativo Brasileiro
    310172 palavras | 1241 páginas