trabalho fotografia

Páginas: 3 (720 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015


FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
“JORNALISTA ROBERTO MARINHO”
DE PRESIDENTE PRUDENTE






INTROD. À FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA
E JORNALÍSTICA






MELINA GOMESVIEIRA SILVA.
RAFAEL SANTOS DA SILVA


Orientador: Rubens Cardia Neto.











Presidente Prudente-SP
2015
Nair Benedicto

Nair Benedicto faz parte da geração de fotojornalistas brasileiros que, nosanos 1980, se destacam pela criação das primeiras agências de fotografia do Brasil. Essas empresas têm como modelo a agência francesa Magnun Photos, fundada em 1947 por Henri Cartier-Bresson e RobertCapa, entre outros, cuja proposta é aliar um ponto de vista particular à denúncia de problemas sociais. As associações significam um novo campo de atuação para os profissionais que, fora da redação dosjornais, obtêm autonomia na escolha de pautas e na edição de seus materiais. Além disso, com Marcos Santilli e Juca Martins, Nair exerce um importante papel na conquista de direitos autorais etrabalhistas para os fotógrafos.
Após registrar manifestações populares que caracterizam os últimos anos da ditadura militar no Brasil, como as greves da região do ABC, em São Paulo, Benedicto volta-se paraa documentação de grupos marginalizados como mulheres, menores carentes e comunidades indígenas e enfoca seus assuntos do ponto de vista quase sempre à altura dos olhos e em primeiro plano. Essacaracterística confere uma aparência objetiva aos registros, como se sua presença não interferisse nos acontecimentos, mesmo participando deles. Em seus ensaios, além de mostrar mulheres trabalhadoras,flagra expressões e situações que remetem a sentimentos comuns como a vontade de ser amada e desejada.
Nair Benedito (1940-), fotógrafa paulista, formou-se em Rádio e Televisão pela Universidade de SãoPaulo em 1972, ano em que iniciou sua carreira de fotógrafa profissional trabalhando para a Alfa Comunicações.
Foi à primeira mulher a participar de manifestações na década de 1970, até então só...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Fotografia
  • Trabalho fotografia
  • Trabalho de fotografia
  • Trabalho De Fotografia
  • TRABALHO DE FOTOGRAFIA
  • trabalho de fotografia
  • Trabalho de fotografia
  • Trabalho de fotografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!