TRABALHO FORMATADO

2718 palavras 11 páginas
SUmário

introdução 4
Desenvolvimento 5 conclusao 12 referencias 13

1 introdução

Quando paramos para refletir sobre a humanidade e suas relações sociais são possíveis notar que, com o passar dos séculos, muita coisa mudou desde o dia que o homem resolveu assumir a sua condição de Homo Sapiens (do latim “homem sábio”) até os dias atuais. Porém algo que foi mantido é o fato de que, como a maioria dos primatas superiores, os seres humanos são criaturas sociais por natureza, são seres particularmente hábeis em usar sistemas de comunicação para expressar-se e organizarem-se em grupos, entendidos como sociedade.
A sociedade humana, por mais avançada ou tecnologicamente desenvolvida que seja, continua apoiada em seu tripé básico sociológico: instituições, pessoas e valores. Seguindo as bases definidas pelos grandes pensadores da área Marx, Weber e Durkheim que apesar de suas diferenças contribuem e nos ajudam a entender as relações sociais a que estamos expostos.
Durkheim considera que o homem é coagido a participar das normas que regem a sociedade, definido por ele como fatos sociais. Nesse contexto, a sociedade controla as ações do indivíduo impondo-lhe normas e leis exteriores, entretanto, o deixa autônomo em suas escolhas dentro das possibilidades apresentadas e impostas (SANTOS 2010). Com isso podemos entender que o homem, mesmo dentro de algo maior é artífice de sua história.
O presente trabalho deseja de forma dissertativa, fazer uma reflexão sobre relações sociais. Principalmente sobre o mercado de trabalho, família e de maneira muito especial da mulher, buscando compreender um pouco mais a relação existente entre esses três elementos em nossa sociedade atual.

2 Desenvolvimento

Durante sua estadia sobre a face da Terra, os seres humanos dotados de personalidade criaram para si estruturas sociais complexas, compostas por muitos grupos cooperantes e concorrentes, desde pequenos grupos como as

Relacionados

  • Oiii
    20300 palavras | 82 páginas