Trabalho FORMAS DE CONHECIMENTO Ednildo Fabio E Josiv Nia

762 palavras 4 páginas
METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA
Curso: Direito
Alunos: Ednildo Jamerson dos S. Silva ; Fabio Menezes; Josevania Lima dos Santos
Turma: 1º período A
Turno: Noturno
Professor: Sergio Coutinho
CONHECIMENTO CIENTÍFICO

A reportagem apresentada é um exemplo da forma de conhecimento científico, uma vez que ela teve origem numa pesquisa realizada no meio acadêmico, após a realização de testes. O estudo desenvolvido tem um intuito comparativo, entre a ferramenta desenvolvida, e as que já são utilizadas pela sociedade, apresentando um melhor resultado. Mais uma característica que reafirma isto é que em seu resultado não existe resultados dogmáticos, onde no conhecimento científico existem testes realizados repetidamente para comprovar o resultado dos estudos.
Exemplo:
“Escâner e teste de esforço têm eficácia para detectar doença cardíaca”.
Constatação foi feita por especialistas após análise de 10 mil pacientes. Resultados foram divulgados no periódico 'New England Journal of Medicine'.Da France Presse

FONTE: GLOBO.COM:

Ciência e Saúde. Disponível em: < http://g1.globo.com/ciencia-e-

saude/noticia/2015/03/escaner-e-teste-de-esforco-tem-eficacia-para-detectar-doenca-cardiaca.html>
Acesso: 15 de março de 2015

CONHECIMENTO FILOSÓFICO
A reportagem apresenta é de conhecimento filosófico, pois seu principal intuito é a busca pela verdade, onde através dela busca-se justificar e comprovar algumas teorias. Uma das suas características é a dialética, onde é feita a negação do pensamento anteriormente apresentado, com o intuito de questionar, buscando-se assim uma reposta mais assertivas, que será fundamental para que o conhecimento dos fatos sejam algo dogmático. O conhecimento filosófico é bem similar ao científico, é o caso da reportagem apresentada, mas percebe-se que seu principal intuito é tentar comprovar a existência humana em tempos antigos.

Exemplo:
“Fóssil antecipa em 400 mil anos a origem da espécie humana”. Mandíbula de
2,8 milhões de anos é fóssil mais antigo do

Relacionados