Trabalho forçado

Páginas: 6 (1446 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2012
TRABALHO FORÇADO
































TRABALHO FORÇADO

















Quando se ouve falar em trabalho escravo, não se pode deixar de pensar nos colonizadores do Brasil, os portugueses, espanhóis e ingleses.
Os navios chegavam ao Brasil cheios de negros escravos. O sofrimento era tamanho, pois muitos fugiam e eramperseguidos pelos tão temidos capitães- do - mato.
A escravidão ou trabalho forçado é bem mais antigo que a escravidão no Brasil. Vem desde os tempos remotos de nossa história, quando os povos vencidos em batalhas eram escravizados por seus conquistadores, a exemplo dos hebreus, que foram vendidos como escravos desde o começo da história.
No Brasil, a escravidão se efetivou com a produçãode açúcar em meados do século XV, e daí por diante não parou mais. Nos dias atuais a prática do trabalho forçado não é tão comum como no passado, porém existe ainda de maneira isolada em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil.
A escravidão, denominada também de escravismo ou escravagismo, é uma prática social pela qual um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro,classificado como escravo, ao que é imposta total condição por meio de força.
O trabalho escravo é caracterizado, também, quando uma pessoa obriga outra a executar um trabalho (atividade) e não lhe paga por ela ou paga um valor aquém do desejado.
O trabalho escravo ou forçado envolve empresas de vários segmentos e estão espalhadas por todo o território nacional.
Uma das primeirasdenúncias de trabalho escravo no Brasil contemporâneo foi feita em 1971 por Don Pedro Casaldáliga. Sete anos mais tarde a (CPT) Comissão de Pastoral da Terra, denunciou a fazenda do Rio Cristalino, pertencente á montadora de veículos Volkswagem, localizada no Pará. Os depoimentos dos empregados que conseguiram fugir da propriedade deu visibilidade internacional à questão do trabalho escravo.São noticiadas em jornais, revistas nacionais e internacionais esse tipo de prática. A revista Veja, de grande circulação nacional, na sua edição n 1.767 de 4 de setembro de 2002, publicou uma reportagem de uma fazenda no Estado do Pará, a qual o dono é um Deputado chamado Inocêncio Oliveira, onde os trabalhadores comiam no chão, bebiam água de um rio e moravam em casebres sem o mínimo de higienenecessária.
Nessas condições se encontravam vários trabalhadores, inclusive crianças nessa situação subhumana. As atividades dessas pessoas, geralmente, envolvem a derrubada de árvores para a formação de pasto para o gado, a extração de madeiras para as madeireiras e carvoarias.
O trabalho escravo é utilizado em vários estados brasileiros, ocorrendo em maior escala nos estados do Piauí,Paraíba, Bahia e Rondônia, tendo o Mato Grosso como o estado que mais explora a mão-de-obra escrava.
Neste ranking aparecem também o Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul. Porém os estados do Pará, Maranhão e Mato Grosso aparecem como sendo os que mais utilizam dessa prática. As vítimas são de todas as idades, jovens, crianças e idosos.
Assistindo ao vídeo disponibilizado noAVA, onde foi mostrado uma fazenda no Estado do Pará, onde estavam 35 trabalhadores, incluindo crianças em condições precárias em regime de escravidão, sendo alimentadas de vísceras de animais e dormindo sobre estremes. Estes, na maioria das vezes, quando reclamavam das condições de trabalho ou a falta de pagamento eram espancados e até mesmo assasinados.
Sempre que é identificada a práticade trabalho escravo pelas autoridades, os trabalhadores são retirados do local, porém os donos das fazendas dificilmente são presos.
O trabalho escravo ou forçado não acontece somente no Brasil. Nos Estados Unidos acontecem em serviços domésticos, na agricultura, indústrias, na construção civil. Há casos que os trabalhadores são recrutados em outros países, principalmente na América...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho forçado
  • Escravidão (trabalho forçado)
  • trabalho forçado e degradante
  • Diferença entre trabalho forçado e degradante
  • DIFERENÇA ENTRE TRABALHO DEGRADANTE E TRABALHO FORÇADO
  • Trabalho forçados na amazônia
  • Trabalho forçado à luz das convenções da OIT
  • forçado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!