Trabalho foeito

4085 palavras 17 páginas
INTRODUÇÃO
Trocador de calor é um volume de controle que tem a finalidade de transferir calor de um fluído para o outro. Este equipamento normalmente opera em regime permanente, onde as propriedades da seção de um fluído não se altera com o tempo. Tipicamente, são usados para refrigeração de fluídos, sendo os mais comuns, óleo e água e são construídos em tubos, onde, normalmente circula o fluído refrigerante (no caso de um trocador para refrigeração). O fluído a ser refrigerado circula ao redor da área do tubo, isolado por outro sistema de tubos (similar a uma Serpentina (duto)) que possui uma ampla área geométricamente favorecida para troca de calor. O material usado na fabricação de trocadores de calor, geralmente possui um coeficiente de condutibilidade térmica elevado. Sendo assim, são amplamente utilizados o cobre e o alumínio. A eficiência de um trocador de calor depende principalmente: - Do material utilizado para construção; - Da característica geométrica e - Do fluxo, temperatura e coeficiente de condutibilidade térmica dos fluídos em evidência.
Para melhorar a troca de calor, são colocados aletas em toda a área da tubulação. Estas aletas fazem com que o fluído se disperse em áreas menores, assim, facilitando a troca de calor. Aletas, consistem em células interligadas entre si, onde circula fluído. São construídas em materiais de excelente condutibilidade térmica. Seu uso, acarreta uma grande desvantagem em um sistema termodinâmico, pois reduzem drásticamente a pressão com relação a entrada e saída. A maioria dos trocadores de calor, utilizam tubos com geometrias que favorecem a troca de calor, onde internamente, há em sua área aletas.
Existem 2 tipos de trocadores de calor:
- Monofásico, onde não há mudança de fase no fluído a ser refrigerado ou aquecido e - Multifase, onde há mudança de estado físico do fluído.
Exemplo de trocadores de calor monofásicos: Radiador (automóvel) de água e intercooler (ou radiadores a ar). Exemplo de trocadores de calor

Relacionados