TRABALHO FISIOLOGIA 2014 BIO3 III

429 palavras 2 páginas
TRABALHO DE FISIOLOGIA – 14/04/2014

OBS.: O trabalho deverá ser realizado em grupos de no mínimo 03 e no máximo 06 pessoas.

1. “[...] A sra. S., uma sexagenária muito inteligente, sofreu um grave derrame que afetou as porções mais profundas e posteriores de seu hemisfério cerebral direito. Permaneceram perfeitamente preservadas sua inteligência e senso de humor. [...] Às vezes ela se queixa que as porções que lhe servem são pequenas demais, mas isso acontece porque ela só come o que está na metade direita do prato. [...] Um dia apareceu com apenas metade do rosto maquiado e o outro lado absurdamente sem batom e ruge. ‘Olhei no espelho e passei a maquiagem em tudo o que vi’ disse ela. A senhora S. perdeu por completo a ideia de ‘esquerda’.” (SACKS,1997).
O autor descreve os sintomas de uma lesão em área responsável pela percepção da imagem corporal, em que o indivíduo negligencia a metade contralateral do corpo.
a) Qual é a região do córtex cerebral responsável por essa função?
b) Por que ocorre essa contralateralidade em relação a esse tipo de percepção?
c) A lesão na referida área faz com que o indivíduo negligencie não somente a metade do corpo, mas também metade do ambiente ao seu redor. Esta afirmativa é verdadeira? Comente.

2. “Grupo de neurônios dispersos no tronco encefálico que recebem e enviam impulsos que chegam do córtex cerebral, do hipotálamo, do tálamo, do cerebelo e da medula espinhal; quando desativados podem provocar perda da consciência”. Esta descrição pertence à qual região?

3. Cite o termo que significa perda da percepção gustativa.

4. Complete o fluxograma sobre a via de transmissão da informação olfatória:

5. Cite o termo que significa perda da percepção olfatória.

6. Observe a figura e responda.

A figura A representa a refração normal pelo globo ocular, e as figuras B e C representam anormalidades de refração.
a) O olho normal pode refratar a luz de um objeto distante seis metros do olho, focalizando uma imagem nítida na retina.

Relacionados

  • relatorio curso tercnico em eletromecanica
    6405 palavras | 26 páginas
  • empreendedorismo
    67280 palavras | 270 páginas