TRABALHO FINAL

Páginas: 4 (810 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
Biologia da interação célula - Matriz Extracelular
A matriz extracelular é um complexo de componentes fibrosos de fundamental importância que preenche os tecidos animais e vegetais. O estudo dasinterações das células com a matriz extracelular tem evolução graças ao isolamento da matriz. Através dos estudos foi possível constatar que, de modo geral, as células crescem mais vigorosamente eassumem aspectos diferentes quando na presença de certos compostos da matriz, e que as células que são cultivadas em presença de matriz mantêm mais fácilmente as características fisiológicas e bioquímicaspresentes in vivo nos órgãos de origem.
A constituição da matriz extracelular é por um complexo de proteínas e polissacarídeos que se organizam formando uma rede. A quantidade de matriz é maisabundando nos tecidos conjuntivos e mais escassa no tecido epitelial. Os tecidos vegetais também possuem matriz extracelular.
O que determina a diversidade dos tecidos são as variações na qualidade equantidade das células e da matriz, assim como o modo pelo qual se organizam.
Na interface do tecido epitelial com o tecido conjuntivo, em torno das células musculares, dos capilares sanguíneos elinfáticos, a matriz extracelular forma uma delgada camada, a lâmina basal, que é uma treliça de macromoléculas, importante para a função das células.
As proteínas que constituem a matriz são fibrosas(colágeno e elastina) embebidas em um gel hidrofílico associados ou não a proteínas. Os componentes dela são secretados, principalmente, por células do tecido conjuntivo e dividem-se em: Aqueles constituídospor moléculas proteicas alongadas, que se agregam formando estruturas fibrilares ou fibrosas, como o colágeno e a elastina; e os constituintes que se agregam mas não formam fibrilas ou fibras e quepodem ter dois subtipos que são as glicoproteínas alongadas, e as glicosaminoglicanas e proteoglicanas.
Exemplos das glicoproteínas alongadas são a fibronectina e a laminina. A fibronectina...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho final
  • TRABALHOS FINAIS
  • TRABALHO FINAL
  • Trabalho Final
  • Trabalho Final
  • Trabalho final
  • Trabalho Final
  • trabalho final

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!