TRABALHO FINAL

Páginas: 20 (4787 palavras) Publicado: 29 de março de 2015
INTRODUÇÃO


A impermeabilização é um item muito importante em que o arquiteto deve se preocupar ao realizar um projeto. Ela consiste em um ato de aplicar produtos específicos que geram áreas protegidas contra a ação de águas. Sua principal função é aumentar a vida útil das estruturas (impedindo corrosões, manchas e fungos), garantindo ambientes salubres, livre dessas superfícies úmidas. Devidoao grande número de problemas que vêm ocorrendo nas edificações, busca-se cada vez mais, esse controle de impermeabilidade. Pouco a pouco, as pessoas estão descobrindo que impermeabilizar custa menos do que se imagina e é mais importante do que sempre se pensou.
Este trabalho tem como objetivo apresentar as aplicações e utilizações dos diversos produtos impermeabilizantes atualmente no mercado,assim como os danos causados pela sua falta ou má utilização e impactos ambientais, proporcionando um maior conhecimento sobre o assunto.

















RESUMO HISTÓRICO


A impermeabilização já vem sendo estudada e aplicada há muito tempo. O betume, por exemplo, é um material que na pré-história, era usado como aglomerante e como impermeabilizante. Na bíblia, consta-se uma passagem em que dizque o betume foi utilizado no revestimento interno e externo da Arca de Noé, a pedido de Deus, para obter impermeabilidade. Os romanos e os incas já empregavam albumina (clara de ovo, sangue, óleos, etc.) para impermeabilizar saunas e aquedutos. Também no Brasil, nas cidades históricas, por exemplo, temos igrejas e pontes em perfeito estado de conservação, nas quais a argamassa de assentamento daspedras utilizadas foi aditivada com óleo de baleia, visando obter estruturas impermeáveis.




















CLASSIFICAÇÃO GERAL


Os impermeabilizantes podem ser classificados como:

Rígidos: São aqueles que se tornam impermeáveis pela adição de aditivos e são chamados assim, pois depois de misturados não trabalham com a estrutura.

Semi-flexíveis: São aqueles constituídos por materiais quepossuem certa dilatação e que trabalham com a estrutura.

Flexíveis: São aqueles que suportam o trabalho de estrutura e possuem em sua composição, materiais que modificam as características elásticas do produto, pois recebem adições de polímeros, elastômeros, dentre outros.


















APLICAÇÃO E UTILIZAÇÃO em diversos serviços


Antes de ser aplicado e utilizado qualquer produtoimpermeabilizante, a área que irá recebê-lo deve ser preparada e regularizada, como por exemplo:
Áreas trincadas ou mal acabadas devem ser refeitas;
Os cantos devem ser arredondados para evitar trincar e facilitar na aplicação do produto;
As superfícies devem estar limpas, isenta de qualquer tipo de sujeira;
A área a ser impermeabilizada deve ter caimento mínimo de 1% aos coletores (ralos);
Deve ter maioratenção e maiores cuidados em alguns detalhes de impermeabilização como nos ralos, rodapés, tubos emergentes e emendas.

Baldrames e Alicerces
A impermeabilização deve envolver os alicerces ou vigas de baldrame, descendo lateralmente no mínimo 15 cm. A execução mais simples é uma camada de 1,5 cm de espessura de argamassa de cimento e areia média, 1:3, com aditivos impermeabilizantes (tambémconhecidos como aditivos hidrofugantes, que preenchem os vazios dos poros não permitindo que a água sequer penetre), porém, não apresenta grande eficiência ao longo do tempo. Uma melhora pode ser obtida aplicando sobre essa impermeabilização rígida, uma pintura asfáltica. Assentar as 3 primeiras fiadas de tijolo acima do nível do solo com a mesma argamassa impermeável.
Outro tipo de impermeabilização éfeita com cimento polimérico, também conhecido como cimento cristalizante ou argamassa polimérica. Recomendado também para áreas sujeitas a movimentações estruturais, tais como reservatórios, piscinas e tanques, uma vez que suas principais características são sua boa memória de alongamento, impermeabilidade a pressões positivas e negativas, durabilidade e resistência, além de ser inodoro e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho final
  • TRABALHOS FINAIS
  • Trabalho Final
  • Trabalho Final
  • Trabalho final
  • Trabalho Final
  • trabalho final
  • Trabalho Final

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!