Trabalho Final ResenhaIndividual

525 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ESCOLA POLITÉCNICA
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO
ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
DOCENTE: EDUARDO LAPA
DISCENTE: FLAVIA NETTO MONTEIRO NOBRE

De Pés Pro Ar ou A Aeronave que não deforma, não solta as tiras e não tem cheiro
Um breve comparativo entre a estrada da GOL e das Havaianas
Parece estranho ou até mesmo inimaginável efetuar uma comparação entre duas empresas tão distintas, uma aérea e uma da indústria de calçados, dois setores bem diferente da economia. Uma possui décadas de mercado e outra com um pouco mais de uma. A mais antiga passou pelos grandes períodos dificuldade econômica nacional, a mais nova, em sua infância, já encontrou um país mais estável. Mas, elas possuem muito mais em comum do que se pensa.
Para início de conversa, ambas são cem por cento brasileiras, em um ambiente no qual há gigantes multinacionais, é de se orgulhar que sejam verde-e-amarelas. Ao construir marcas fortes e nomes sólidos, inclusive expandiram seus negócios para fora do país. As Havaianas atualmente possuem divisões na Argentina, Europa e Estados Unidos, e lojas em praticamente todos os grandes centros de moda do mundo. Já a empresa aérea, vem construindo uma malha internacional cada vez maior com rotas para as Américas, com vôos próprios, e demais destinos do mundo em parcerias.
Pode-se mostrar como denominador comum, também, a veia inovadora e pioneira das duas organizações. Em momentos da história de ambas vemos iniciativas com estas duas características: Quando a Gol definiu uma nova forma de precificação de transporte de cargas, e a Havaianas quando lançou a linha TOP, mudando completamente os conceitos de ambos negócios. Após o lançamento destes produtos, o mercado passou a pensar e agir de outra forma, seus players tiveram que se adequar aos novos paradigmas. Isso somente para citar um dos casos, pois ao longo da jornada destas empresas há outros episódios em que se nota sua capacidade de inovação e

Relacionados