TRABALHO FINAL MACROOO 2

2050 palavras 9 páginas
A Economia Brasileira de 1985-1994
Aline Elza Macedo Fraga
Ana Paula Ferreira
Bruna Rocha Carvalho
Larissa Freitas Silva Peralta
Mariáh Elias Duarte

A economia brasileira de 1985 a 1994
META PRINCIPAL: Combate a inflação
Em menos de 10 anos, tivemos 10 ministros da Fazenda
E um número quase equivalente de planos de estabilização

Entre os planos se destacam:

Cruzado
(1986)

Bresser
(1987)

“Quando temos uma infecção, nosso corpo exibe um sintoma, a febre; podemos tratá-la com um anti-térmico, mas isso não resolverá a causa do problema, que é a infecção.”

Verão
(1989)

Collor I
(1990)

Collor II
(1991

Real
(1994)

Governo Sarney
Março de 1985 à março de 1990

• O governo de José Sarney iniciou-se numa fase de intensa ebulição social, envolvendo desde os excluídos e marginalizados até os mais bem sucedidos econômica e socialmente.
• A redemocratização havia feito surgir, em meio à população, a ideia de que os males do país se deviam exclusivamente à má administração da economia por parte dos últimos governos militares, sentimento reforçado pelos intelectuais e pela imprensa.
• Acreditavam que o governo civil e democrático colocaria o país nos eixos apenas por ser civil e democrático. Governo Sarney

Governo Sarney
• Sarney sofria com uma alta inflação resultante da ditadura militar, além de crises internacionais. Para tentar "desafogar o país", o governo criou diversos planos econômicos.

Plano Cruzado
• A aceleração inflacionária no final do ano anterior e início de 1986 levou ao lançamento do Plano Cruzado em 28-21986.
• O plano consistia na tentativa de combater a inflação sem comprometer o crescimento econômico, rompendo assim com as práticas ortodoxas tradicionalmente adotadas no
Brasil desde o início do século, que defendiam o combate à inflação aliado à recessão.

Plano Cruzado
• Salário: Este deveria ser convertido pelo poder de compra dos últimos seis meses mais um abono de 8% e para o salário-mínimo este abono seria de 16%;
• Preços: Foram

Relacionados