TRABALHO FILOSOFIA

Páginas: 6 (1298 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015




A EXPERIÊNCIA DO SAGRADO E DA RELIGIÃO














Rio de Janeiro
2015











A EXPERIÊNCIA DO SAGRADO E DA RELIGIÃO





























Rio de Janeiro
2015








SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 4
1. CONCEITOS…………………………………........................................................................5
1.1 SAGRADO....................................................................................................5
1.2 RELIGIÃO .....................................................................................................5
2. DESENVOLVIMENTO................................................................................... 6
2.1 O SAGRADO E O MUNDO 5
2.2 A LIGAÇÃO ENTRE O SAGRADO E A RELIGIÃO.......................................6
2.3 A VIVÊNCIA DO SAGRADO E ARELIGIÃO.................................................7
3. CONCLUSÃO 8
4. REFERÊNCIAS 9














INTRODUÇÃO

Segundo o filósofo Montaigne “nada do que é humano me é estranho”, a filosofia se interessa por todas as manifestações culturais.

É lamentável não termos à nossa disposição uma palavra mais precisa que ‘religião’ para designar a experiência do sagrado. Este termo traz consigo umahistória longa, se bem que culturalmente bastante limitada. Fica a pensar-se como é possível aplicá-lo indiscriminadamente ao Próximo Oriente antigo, ao Judaísmo, ao Cristianismo e ao Islamismo, ou ao Hinduísmo, Budismo e Confucionismo bem como aos chamados povos primitivos. Mas talvez seja demasiado tarde para procurar outra palavra e ‘religião’ pode continuar a ser um termo útil desde que nãoesqueçamos de que ela não implica necessariamente a crença em Deus, deuses ou fantasmas, mas que se refere à experiência do sagrado e, consequentemente, se encontra relacionada com as ideias de ser, sentido e verdade.






















1. CONCEITOS

1.1 SAGRADO


O sagrado pode ser entendido como uma força que habita um ser. Essa força é capaz de realizar aquilo que os homens, por si sós, não sãocapazes de fazer. Com isso, o sagrado se caracteriza como sendo algo superior aos seres humanos e a quem eles devem temer e respeitar. Já a religião pode ser tida como sendo uma maneira de intermediar o ser humano com o sagrado. Essa intermediação pode ser feita através da fundação de uma instituição como, por exemplo, a Igreja Católica no Cristianismo.



1.2 RELIGIÃO


No entanto, areligião não ocorre apenas quando há uma instituição: os indígenas, por exemplo, possuem a sua religião e a creem em determinados deuses, mas essa religião não se caracteriza pela existência de um templo ou instituições tão hierarquizadas como em outras religiões. 

A palavra religião vem do latim: religio, formada pelo prefixo re (outra vez, de novo) e o verbo ligare (ligar, unir, vincular). Areligião é um vínculo. Quais as partes vinculadas? O mundo profano e o mundo sagrado, isto é, a Natureza (água, fogo, ar, animais, plantas, astros, metais, terra, humanos) e as divindades que habitam a Natureza ou um lugar separado da Natureza.



















2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O SAGRADO E O MUNDO

A sacralidade introduz uma ruptura entre o natural e o sobrenatural, mesmo que os seressagrados sejam naturais (como água, fogo, ar). É sobrenatural a força ou a potência que realiza aquilo que os humanos julgam impossível efetivar, contando apenas com as forças e capacidades humanas.

O sagrado opera o encantamento do mundo habitado por forças maravilhosas e poderes admiráveis, que agem magicamente. Criam vínculos de simpatia e atração e de antipatia, repulsão entre todos os seres,agem à distância, enlaçam entes diferentes com laços secretos e eficazes.

Todas as culturas possuem vocabulários para exprimir o sagrado como força sobrenatural que habita o mundo.

Entre as culturas dos índios sul-americanos, o sagrado é designado por palavras como tunpa e aigres. Nas africanas, há centenas de termos, dependendo da língua e da relação mantida com o sobrenatural,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Filosofia
  • Trabalho de filosofia
  • trabalho filosofia
  • Trabalho de Filosofia
  • TRABALHO DE FILOSOFIA
  • trabalho de Filosofia
  • Trabalho de filosofia
  • Trabalho de filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!