TRABALHO FILOSOFIA JUR DICA 3 FICHAMENTO

731 palavras 3 páginas
Aluno: professora: Ieda Fernandes
Disciplina:filosofia Geral e Jurídica FICHAMENTO

BITTAR, Eduardo; ALMEIDA, Guilherme, Ronald Dworkin; A Razoabilidade da justiça. Curso de Filosofia do Direito. 8ª Edição; São Paulo: Editora Atlas, 2010.

RESUMO

Ronald Dworkin, filósofo do direito norte-americano, estudou na Universidade Harvard e no Magdalen College, da Universidade Oxford, onde ele era aluno de Rupert Cross. Depois estudou na Harvard Law School e posteriormente atuou como assistente do renomado juiz Learned Hand da Corte de Apelo dos Estados Unidos. O juiz Hand mais tarde diria que Dworkin foi o melhor de seus estagiários e Dworkin lembraria de Hand como um mentor que muito o influenciara. Trabalhando depois em Sullivan and Cromwell, um importante escritório de advocacia de New York.
Em sua reflexão, Razoabilidade da Justiça, Dworkin, baseava-se na tradição anglo-saxã, e discute o problema da relação entre a lógica da racionalidade e a lógica da razoabilidade e enfatiza a existência de parâmetros para o desenvolvimento da justiça, enquanto fenômeno que é fruto da tradição da criação interpretativa.
A investigação circunscreve a idéia de razoabilidade e coerência, na perspectiva de uma discussão de princípios, como pano de fundo para discutir a abertura dos juízos de decisão jurídica, e o próprio conceito de Direito. Ronald Dworkin considera o Direito como um fenômeno de profundo interesse especulativo e que em grande parte é filosofia.
Dworkin, em uma corrente de pensamento, decorre peculiaridade de seu pensamento, a uma só liberal (porque afirmador de direitos individuais ante-estatais), e, ao mesmo tempo, preocupado com questões de justiça distributiva e solidarismo social, portanto bem colocado para a inserção entre as discussões dos últimos anos travadas no espaço da

Relacionados

  • Materiais didáticos
    271672 palavras | 1087 páginas
  • Gramatica
    271672 palavras | 1087 páginas