trabalho filosofia 17102012

788 palavras 4 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O papel do historiador 4
2.2 Filosofia 4
3 CONCLUSÃO 6
4 REFERENCIAS 7

1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo fazer uma analise em como as ideias perguntas e argumentos não só da imaginação do que aconteceu na historia.
“Baseado no texto O tempo histórico como representação intelectual”, de Carlos Reis, disponibilizado com esta orientação.

O autor busca ver o tempo em um raciocínio lógico e procurando explicações para vários paradoxos em que o tempo está ligado.
Tempo é percebido em varias formas e mudando os acontecimentos.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O papel do historiador
O papel do historiador em reconstruir o passado é coloca-lo o mais próximo da realidade, surgem varias perguntas, vários questionamentos, muito o que pensar conforme o que Carlos Reis está analisando, mostra o papel fundamental do historiador na questão do tempo.
Mas, compreendê-lo não só remonta ao intelecto mais no trabalho cultural, que começa com uma organização temporal: recortes, ritmos, periodizações em diante.
O autor nos permite compreender que sempre a história deve ser reescrita e isto é vital para a sua existência como ciência-social, para que não torne apenas narrativas lendárias, mas narrativas construtivas. A história reescrita faz o cidadão compreender sua posição política na sociedade, o cidadão inflamado de compreensões renovadas de sua história, torna-se desta forma um cidadão completo. O historiador que não analisa a reescrita da história fica imerso a "verdades absolutas", que compromete uma plena exegese da história.
Portanto, o historiador jamais será capaz de resgata-la, sendo capaz apenas de entende-la e significá-la por meio de reconstruções da passado. É preciso que o historiador tenha consciência de que sua pesquisa terá inevitáveis argumentos para fortalecer o que ele analisou.
Carlos reis busca refletir em como os detalhes de um pensamento

Relacionados