Trabalho Facul Junior Arrumado 2

1599 palavras 7 páginas
FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO

ESTEVES, Sergio Junior, 2015.

FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO

1. INTRODUÇÃO

O trabalho desenvolvido tem por objetivo entender na teoria e na prática o significado de planejamento, organização, direção e controle. Para o desenvolvimento do trabalho será realizado uma visita em uma empresa (Supermercado União), no qual será feito uma entrevista por meio de questionário, e observação a fim de coletar dados, para compreender a importância destes fatores para o funcionamento da empresa.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. PLANEJAMENTO:

Segundo Kwasnicka (1995), O planejamento é essencial para que haja uma boa organização empresarial, pois é por meio deste que a empresa irá determinar que tipo de administração vai adotar, quais métodos irão utilizar, bem como, quais objetivos deseja alcançar.
Moraes (2001, p.13) ressalta que: “O planejamento produz planos, em que se determinam estratégias, diretrizes, táticas ou procedimentos, de forma racional, afim de que os objetivos sejam alcançados”.

De acordo com Maximiano (2004, p.105):

O processo de planejamento é a ferramenta que as pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro e uma aplicação específica do processo decisório. As decisões que procuram de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento.

Desta forma entende-se que por meio do planejamento o administrador avalia o presente para atingir metas futuras, este deve ser flexível, visto que vivemos em uma sociedade que passa por constantes transformações, desta forma o planejamento deve ser contínuo para adequar-se as mudanças ajustando-se rapidamente as condições do ambiente.

2.2. ORGANIZAÇÃO:

Segundo Kwasnicka (1995), para atingir as metas do mercado e para ter um bom funcionamento toda empresa deve ter organização e para que estas aconteçam, as regras os cargos, os objetivos devem ser claros e estabelecidos entre os indivíduos.

Moraes (2001),

Relacionados

  • Mono A Influencia Do Dialeto Nordestino Frente
    74970 palavras | 300 páginas
  • ghjklkihjhj
    123251 palavras | 494 páginas
  • Livro
    78466 palavras | 314 páginas