trabalho ezaques ATPS Suellen 3 isabel

2371 palavras 10 páginas
Educação Profissional e Ed. Ambientes Não Escolares.

Etapa 1
Realizar a leitura dos textos sugeridos, você e sua equipe deverão desenvolver um relatório preliminar contendo as seguintes informações.
A- Segundo o texto como se educa na educação não formal?
B- Quais são os tipos da educação não formal?
C- Estabeleça as diferenças entre a educação formal e não formal.
D- Escreva as considerações do grupo relativo à atuação do pedagogo no espaço não formal com idosos.
Partindo dos pressupostos do texto: a educação não formal volta-se para o ser humano como um todo, um cidadão do mundo dos homens e mulheres. A educação não formal não compete, em momento algum, com a educação Formal. Assim como a Ed.formal, a não formal visa a formação da pessoa integral, porém com alguns objetivos específicos por conta de FORMAÇÃO DOS ESPAÇOS, aonde ela desenvolve suas práticas por meio dos conselhos ou participação em lutas sociais.
A educação não-formal designa um processo com várias dimensões tais como: a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos; a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários, voltadas para a solução de problemas coletivos cotidianos; a aprendizagem de conteúdos que possibilitem aos indivíduos fazerem uma leitura do mundo do ponto de vista de compreensão do que se passa ao seu redor; a educação desenvolve na mídia e pela mídia. Comparação com a educação formal é quase que automática. O termo não-formal também é usado por alguns investigadores como sinônimo de informal. Consideramos que é necessário distinguir e demarcar as diferenças entre estes conceitos.
A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na

Relacionados