TRABALHO ESTRUTURAS DE MADEIRA CLIFTON E JERDERY

1486 palavras 6 páginas
CLIFTON R. LINHARES
JERDERY MARCONDES

PROJETO DE DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURA DE MADEIRA
PARA COBERTURA DE UM GALPÃO

Projeto apresentado à disciplina de Madeiras, do 8° semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Professor: Walter Alves Olivier

Tubarão
2015
1. Introdução

O emprego da madeira no Brasil é derivado para diversos fins, tais como construções de igrejas, residências, depósitos, pontes, passarelas, na indústria moveleira e especialmente nas edificações. Onde se utiliza em ambientes agressivos como beira-mar, indústrias químicas, curtumes, piscinas e muitos outros. Existe um grande preconceito, ou medo, em relação ao emprego da madeira, isto se deve ao desconhecimento do material e a falta de projetos específicos e bem elaborados por engenheiros.
A madeira tem várias vantagens, entre elas a baixa densidade, sendo aproximadamente um oitavo do aço, e uma alta resistência mecânica, sendo muitas vezes maior que a do concreto.
Nosso objetivo principal neste trabalho é demonstrar o dimensionamento dos elementos estruturais da cobertura em madeira de um pavilhão, por meio de cálculos e a verificações das normas técnicas tais como NBR 7190 (Projeto de estruturas de madeira) e NBR 6123 (Forças devidas ao vento em edificações – procedimento).
Nossa treliça, objeto do nosso projeto, é um sistema utilizado tipicamente em coberturas, onde as barras atuam a tração e compressão simples. Na teoria analisamos a treliça com nós rotulados, porém na prática a maioria dos seus nós são rígidos.
Em galpões industriais estas treliças estão sujeitas aos diversos esforços que atuam combinados ou isoladamente. As cargas consideradas para o cálculo da estrutura são: o peso próprio da estrutura, sobrecarga (cargas acidentais), o vento de sobre pressão e sucção. Ainda podem existir outros esforços, porém na estrutura em estudo somente os esforços citados anteriormente foram considerados.
O peso próprio é denominado como

Relacionados