Trabalho Esportes E Lutas Luiz Fernando Silva Fulaneti RA

349 palavras 2 páginas
LUIZ FERNANDO SILVA FULANETI, 1175533

Esportes de Lutas

Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina Esportes de Lutas como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora
Isis Cristina Motta Tocchio.

(Barretos)
2015
Resposta complementar: Podemos considerar segundo Houaiss, (2009) que o esporte se da à prática metódica, individual e coletiva de jogo ou qualquer atividade que demande exercício físico e destreza para a saúde, recreação e condicionamento físico, que consistem em regras conhecidas.

Resposta 1: De acordo com Houaiss, (2009) a Luta pode ser entendida como combate de caráter esportivo onde dois adversários desarmados se enfrentam corpo a corpo ou qualquer tipo de combate corpo a corpo: Batalha, Guerra, Oposição firme ou violenta, esforço para superar ou vencer.
Um exemplo de luta que podemos citar é a Ikindene ( realizada por povos indígenas) onde o principal objetivo era derrubar seu oponente ou realizar um toque de mão na perna do adversário (HERRERO; FERNANDES; FRANCO NETO, 2006).
No termo “Esportes de Lutas” podemos incialmente associar que seria a agregação de lutas ao fenômeno esportivo tais como: Competição, Desporte e Desporto.( HOUAISS, 2009).

Resposta 2: Segundo Breda, Galatti, Scaglia e Paes, (2010) as primeiras formas de luta surgiram da necessidade de defesa pessoal ou de territórios e com o passar dos anos foi sendo associadas as manifestações sociais como em rituais indígenas e jogos de exercício físico.

Resposta 3: O termo “Arte Marcial” teria se originado no oriente com o desenvolvimento da civilização onde alguns povos começaram a acumular riqueza e poder, com isso surge a inveja, a cobiça e agressões físicas. A utilização de técnicas de guerra derivadas das lutas em seu contexto de guerra começa a ser desenvolvida e denomina-se Arte Marcial. (CORREIA; FRANCHINI, 2010).

Resposta 4:

Relacionados

  • Direito
    138467 palavras | 554 páginas