TRABALHO ESCRITO VIGILÂNCIA SANITÁRIA- PRONTOOOO

4837 palavras 20 páginas
VIGILÂNCIA SANITÁRIA

1.CONCEITO

Entende-se por Vigilância Sanitária um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:
O controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas de processo, da produção ao consumo;
O controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

2.HISTÓRIA

Na idade antiga, mesmo não conhecendo todo o processo de transmissão de doenças, era sabido que a água e os alimentos poderiam ser via de contaminação e de propagação de doenças.
Especialistas então estavam voltados para o estudo da água, dos alimentos que eram consumidos e para a remoção do lixo produzido por cidades cada vez mais populosas, com diferentes condições econômicas.
A Vigilância Sanitária teve início nos séculos XVII e XVIII na Europa e no século XVIII e XIX no Brasil (regras e providências). A polícia sanitária tinha como finalidade observar o exercício de certas atividades profissionais, coibir o charlatanismo, fiscalizar embarcações, cemitérios e áreas de comércio de alimentos.
Houve com isso construções de aquedutos e de lixões com a finalidade de reduzir a propagação de epidemias. Após a II Guerra Mundial, com o crescimento econômico, os movimentos de reorientação administrativa ampliaram as atribuições da vigilância sanitária no mesmo ritmo em que a base produtiva do País foi construída, bem como conferiram destaque ao planejamento centralizado e à participação intensiva da administração pública no esforço desenvolvimentista.
A partir da década de 80, a crescente participação popular e de entidades representativas de diversos segmentos da sociedade no processo político moldaram a concepção vigente de vigilância sanitária, integrando, conforme preceito constitucional, o

Relacionados