Trabalho Escrito Sobre Lideran Annn

2322 palavras 10 páginas
Faculdade Metropolitana da Amazônia - FAMAZ

Disciplina: Liderança e Desenvolvimento em Equipe
Tema: Qual a importância de um líder eficaz no contexto organizacional?
Docente: Ana Alice Nunes

Discente:
Mauro Sérgio Monteiro

Belém do Pará.
2015
Introdução
A liderança é bem mais do que imaginamos; ela já vem da natureza e não só dos humanos, mas de todos os seres vivos. Um exemplo disso são as aves que migram para o sul, que sempre possuem um líder para guia-las. Nas organizações não é diferente. O líder é a pessoa que incentiva seus colaboradores, que reformula antigas tarefas inerentes a seu cargo, que tem como responsabilidade a gestão eficiente e eficaz. A liderança é um fenômeno social e como tal, trata não somente dos indivíduos, mas dos grupos e das equipes, sendo entendida como um processo de influência, distinguindo-o de outros que possuem apenas autoridade ou poder, no caso, a figura de um chefe.
O trabalho a seguir discorrerá sobre a importância de um líder eficaz no contexto organizacional, mostrando e abordando as principais ferramentas para que um gestor atinja a eficácia em sua liderança dentro de uma instituição.

Diferença entre líder e chefe O líder é aquele que conduz o grupo. Conduzir pode ser compreendido como a ação de mostrar o caminho, de orientar os esforços dos membros do grupo para o alcance de objetivos comuns. Logo, fica claro que não há líder sem seguidores; não há líder no vácuo.
O chefe tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido com o seu poder de mando, visando apenas o lucro e resultados. Segundo Lacombe, liderar é "Conduzir um grupo de pessoas, influenciando seus comportamentos e ações, para atingir objetivos e metas de interesse comum desse grupo, de acordo com uma visão do futuro baseada num conjunto coerente de ideias e princípios".
A diferença entre líder e chefe, é que o líder faz um trabalho coletivo, conseguindo sempre envolver e inspirar a sua equipe

Relacionados