Trabalho Escrito HSPII 1

833 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – INSTITUTO DE PSICOLOGIA:
HISTÓRIA E SISTEMAS EM PSICOLOGIA II

JAQUELINE BRAGA - Nº DE MATRÍCULA: 11411PSI051
LUCAS PORTILHO - Nº DE MATRÍCULA: 11411PSI011
JOSÉ LUCAS NUNES – Nº DE MATRÍCULA: 11411PSI022
ELIANDRA CHAGAS – Nº DE MATRÍCULA: 11411PSI044
DANIELE VILELA – Nº DE MATRÍCULA: 11411PSI033
RICARDO VINICIUS – Nº DE MATRÍCULA: 11411PSI032

TRABALHO ESCRITO: O SENTIMENTO “OCEÂNICO”, A SOBREVIVÊNCIA
DA UTOPIA AO LONGO DO SÉCULO XX E XXI.

A ampliação dos domínios do homem sobre a natureza, a predominância de uma visão de mundo científica entre a classe intelectual e o aparente enfraquecimento da influência da religião na mentalidade do ser humano no século XX parecem caracterizar um grande progresso rumo à superação dos percalços que até então haviam marcado o desenvolvimento da civilização. Contudo, uma investigação mais minuciosa acaba revelando elementos incompatíveis com o aparente progresso e superação que o homem já desfrutava nos primórdios do século XX a partir do florescimento do conhecimento científico e do manejo da natureza para a fruição do homem.
O advento de ideologias seculares que mancharam de sangue boa parte do século XX, amiúde com respaldo das massas, foi concomitante à aparente grande conquista da humanidade, a saber, a emancipação de visões de mundo obscuras e sectárias. Líderes tais como Lênin, Stálin, Hitler, Mao Zedong, Mussolini, Pol Pot ou Ho Chi Minh conquistaram o poder e oprimiram a humanidade, condicionados por ideologias utópicas bastante populares para os homens medianos, bem como para boa parte da intelligentsia.
Ademais, a despeito das experiências fatídicas dos indivíduos e grupos que tentaram
“a construção de outro mundo”, perduram no século XXI indivíduos, grupos e instituições incapazes de “abandonar, como sendo ilusões, as esperanças que, na juventude depositaram em seus semelhantes”, permanecem defendendo utopias, cultivando a fé em ideologias frágeis e o saudosismo por movimentos,

Relacionados