Trabalho Esclutura Grega No Per Odo Arcaico Classico E Helenistico

1029 palavras 5 páginas
UNINGÁ – FACULDADE INGÁ

LUIZ FELIPE BATHKE ALVES

ANÁLISE DA ESCULTURA GREGA NOS PERÍODOS ARCAICO, CLÁSSICO E HELENÍSTICO

MARINGÁ
2015
1. ESCULTURA GREGA

Os gregos antigos marcaram o mundo das artes devido ao fato da grande beleza e perfeição das esculturas, pinturas e obras arquitetônicas. As primeiras esculturas gregas feitas eram muito simples, mas com o passar do tempo tomaram formas mais realistas. Eram criadas para reverenciar os Deuses, sendo à imagem e semelhança do homem, mas não bastava apenas a semelhança, procuravam depositar nelas emoções iguais a do ser humano.
Com o processo do desenvolvimento da escultura grega, é possível destacar três períodos marcantes dentro da história, sendo elas o período arcaico, clássico e helenístico. Junto com a evolução e aprimoramento das estátuas, é notável a preocupação com a beleza e a busca da perfeição em suas formas e curvas, estando sempre presentes as virtudes de força, virilidade, coragem, e a imagem estética.

1.1 Período arcaico

Aproximadamente nos fins do século VII a.C., com uma forte influência das regiões do Egito e o Oriente Próximo, os escultores gregos passaram a esculpir em mármore, enormes figuras masculinas, onde era nítida a presença das formas, proporções e técnicas egípcias de esculpir os grandes blocos de pedras, representado pela figura 1 e figura 2.
Para Janson (2008; p.56), as semelhanças entre as estátuas eram curiosas
[...] forma cúbica, como se o escultor estivesse ainda consciente do bloco de pedra original; as silhuetas delgadas e de ombros largos; a posição dos braços, com as mãos cerradas; a postura, com a perna esquerda avançada; a interpretação enfática da rótula do joelho e a ondulação do cabelo do jovem grego, semelhante a uma peruca e ao adorno que os faraós usavam na cabeça.

Figura 1 – Escultura Grega Figura 2 – Escultura Egípcia Fonte: Janson, 2008

Relacionados