Trabalho EnsaioStuttgart Kristyan

1331 palavras 6 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS - UNIFIMES
KRISTYAN VANNBAT FERREIRA

CONCRETO ARMADO I: RESUMO DOS ENSAIOS DE STUTTGART

Trabalho da disciplina de Concreto armado I do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES.
Profº: Guilherme Cabral.
Turma: 7º Período; Matutino

Mineiros
2015
Ensaios de Stuttgart

O ensaio de Stuttgart foi inicialmente realizado por Leonhardt e Walther, em uma viga retangular, bi apoiada carregada com duas cargas concentradas simétricas. O ensaio serve de ferramenta de auxílio ao estudo de flexão simples do concreto armado, aonde há a observação, discussão e interpretação dos respectivos resultados. O ensaio remete ao carregamento gradativo das duas cargas concentradas aplicadas a viga de formato retangular e bi apoiada. Cargas essas aplicadas até que a estrutura venha a atingir a ruptura, logo, é possível a verificação de fissuras na estrutura, assim podendo interpretar o local de tração e compressão na viga.

Figura 1 - Exemplo do Ensaio de Stuttgart
Metodologia para a fabricação da viga
Para a fabricação da viga, em primeiro instante há a fabricação dos corpos de prova afim de determinar as características mecânicas do concreto a ser utilizado no ensaio.
Confecção do concreto
Os materiais são: Cimento, agua, areia e brita. Traço determinado por cada ensaio. Ex: fck 25 MPA, Cimento ARI, brita 2 e 1, areia natural, fator A/C de 0,37. Logo há a mistura na betoneira para então obter o produto final que é o concreto. A partir disto é gerado vários corpos de prova, que serão em seguida testados na pensa, que realizará esforços de compressão até a ruptura dos corpos de prova.
Confecção da viga usada no ensaio Stuttgart
Primeiramente monta-se a armadura de aço, então faz-se o lançamento do concreto na determinada forma. Após completado o processo, e terminada o processo de cura, leva-se a viga para ser testada com a aplicação de cargas na seção longitudinal da peça bi apoiada.

Relacionados