trabalho emuls es asf lticas

2262 palavras 10 páginas
UNI-ANHANGUERA – Centro Universitário de Goiás
Departamento de Engenharia Civil
Materiais de Construção

EMULSÕES ASFÁLTICAS

ALUNOS:

GOIÂNIA, 24 DE NOVEMBRO DE 2014.

ÍNDICE

Introdução................................................................................................. Pág. 03
Desenvolvimento...................................................................................... Pág. 04 a 11
Conclusão.................................................................................................. Pág. 12
Bibliografia............................................................................................... Pág.13

1.0 INTRODUÇÃO

O uso de emulsões asfálticas começou na metade do século XX. Com o decorrer do tempo o seu uso foi aumentando e, em 2006, aproximadamente 3 milhões de toneladas de emulsões foram produzidas nos Estados Unidos, que é o grande produtor de emulsão asfáltica no mundo, representando aproximadamente de 5 a 10% do consumo de asfalto. Atualmente, mais de 8 milhões de toneladas de emulsões são produzidas no mundo (James, 2006).
As emulsões asfálticas podem ser definidas como misturas de cimento asfáltico de petróleo dispersos na fase aquosa, produzidas, normalmente, através de um processo mecânico em equipamentos de alta capacidade de cizalhamento, denominados moinhos coloidais. A emulsão asfáltica apresenta coloração marrom e sua consistência varia de um líquido de baixa consistência, como, por exemplo, o leite, até a consistência cremosa, como o mel (ABEDA, 2001). Além dos componentes básicos da emulsão (asfalto, água e agente emulsificante), em algumas situações a emulsão pode conter outros aditivos, tais como: estabilizantes, agentes para melhorar a adesão, controladores de quebra, etc. (AEMA, 2007).
As emulsões podem ser bombeadas, armazenadas e aplicadas em temperaturas muito frias, e são freqüentemente referidas como materiais aplicados a frio (Harlan, 2002). As emulsões

Relacionados

  • Emulsões Asfálticas
    36576 palavras | 147 páginas