TRABALHO Emo O E Motiva O Mentira A2 1 Edt

740 palavras 3 páginas
Mentira é o nome dado às afirmações ou negações falsas ditas por alguém que sabe (ou suspeita) de tal falsidade, e na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nos dizeres.

Paul Ekman é um psicólogo estadunidense que tem sido pioneiro no estudo das emoções e expressões faciais. Num estudo empírico usando 6 critérios, Ekman foi considerado um dos 100 mais notáveis psicólogos do século XX

É possível aprender a mentir convincentemente?

• Microexpressões o que são? • Porque é tão difícil reconhecer a mentira?
• A mentira é um fator social ou não?

Cuidado com o que você diz, pois seu rosto pode estar dizendo o contrário!

Como identificar deslizes sutis? O Sistema de codificação de ação facial
(Facs), desenvolvido nos anos 70 por Paul
Ekman e pelo pesquisador Wallace Friesen, é um método para descrever mímicas de conteúdo emocional. Além dos aspectos neurais das reações afetivas a um estímulo, todo sentimento envolve uma mímica.

Situações que se faz necessário identificar a mentira:
1)Um psicólogo, ao entrevistar um detento, a fim de elaborar uma avaliação de soltura, devera ter conhecimentos para detectar a mentira, pois será um dos responsáveis pelo ajustamento do sujeito a sociedade. 2) Um juiz, ao dar o veredicto final de um processo, deve estar atento aos sinais indicadores de mentira a fim de proceder com justiça.
3)Um empresário poderá evitar problemas futuros se estiver habilitado para conhecer tais sinais, ao estabelecer uma negociação.

Gestos
1) Emblemas são sinais gestuais que, dentro de uma cultura, possuem um significado preciso, sendo usados em lugar de uma palavra ou quando não se pode falar.
Pessoas mentindo levantam sutilmente um dos ombros antes de responder a algumas perguntas, promovendo, desta forma, um sinal de mentira
(Ekman,1985).

2)Ilustradores

são gestos diretamente ligados à fala. Os ilustradores servem apenas para enfatizar ou ilustrar o discurso. Os estudos sobre mentira indicam que há uma tendência das

Relacionados