TRABALHO ELETROEST TICA

625 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO - FAU

JÉSSICA DE ALMEIDA FERNANDES

INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS II
PROBLEMAS E APLICAÇÕES NA ELETROSTÁTICA

MARÇO/2015
CUIABÁ – MT

JÉSSICA DE ALMEIDA FERNANDES

PROBLEMAS E APLICAÇÕES NA ELETROSTÁTICA
Trabalho apresentado como um dos requisitos para obtenção de nota parcial na disciplina
INSTALAÇÕES
E
EQUIPAMENTOS II, prestando o 7°
Semestre, no curso de ARQUITETURA E
URBANISMO na Universidade de Cuiabá.
Professor: Joel de Campos Maciel.

MARÇO/2015
CUIABÁ-MT

Eletroestática
Definição
A eletricidade estática é definida como uma carga elétrica causada por um desbalanceamento dos elétrons na superfície de um material. Essa carga produz um campo elétrico que pode ser medido e pode afetar outros objetos à distância. Vantagens:
A eletricidade estática é chamado de elétrons livres que permanecem em um lugar sem movimento e com uma carga negativa. Se esses elétrons estáticos têm a oportunidade de saltar para um condutor, isso pode causar uma descarga eletrostática, ESD.
Estas cargas podem ser dispersos em toda a superfície ou o volume de um elemento isolante, ou concentrados num elemento condutor ligado à terra.
Se alguns dos elétrons são transferidos para outro objeto, o outro objeto é carregado negativamente, enquanto o objeto que perde elétrons torna-se carregado positivamente. Em seguida, um campo elétrico em torno de cada objeto é criado.

Porta
Quando você toca uma porta, por exemplo, às vezes leva uma descarga elétrica desagradável, e não sabe o motivo.
A primeira coisa a esclarecer é que a “culpa” não é da porta, é sua. Seu corpo está com excesso de carga elétrica, positiva ou negativa, e essa corrente é liberada no primeiro objeto que você encontra (em alguns corpos esse efeito é mais sensível do que em outros).
A explicação mais razoável, para esse fenômeno, é simples. Quando há contato entre dois corpos com cargas elétricas diferentes, os elétrons saem bruscamente dos átomos de um dos corpos,

Relacionados

  • Doc
    3233 palavras | 13 páginas