Trabalho educacional inclui na intervenções para que os alunos aprendam a respeitar a diferença, a estabelecer vínculos de confiança e uma prática cooperativa e solidária.

Páginas: 5 (1141 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O QUE É UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO¿
É um documento que contem as leis da escola. Cada escola tem o seu projeto político pedagógico. É montado pela direção e por professores. Lá consta os objetivos, metas, regras e etc, sobre o que a escola pretende realizar. É modificado anualmente, mas algumas escolas mantêm seu projeto por mais de um ano... Tudo bem, se asregras e objetivos não mudarem, não precisa fazer outro.
“Projeto Político Pedagógico: ação intencional. Compromisso sócio-político no sentido de compromisso com a formação do cidadão, para um tipo de sociedade e Pedagógico: no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas para que essas cumpram seus propósitos e sua intencionalidade”
Finalidade

Toda escoladeve ter definida, para si mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um conjunto orientador de princípios e de normas que iluminem a ação pedagógica cotidiana.
    O Projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, aconverter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.
    O PPP é diferente de planejamento pedagógico. É um conjunto de princípios que norteiam a elaboração e a execução dos planejamentos, por isso, envolvem diretrizes  mais permanentes, que abarcamconceitos subjacentes à educação:
    - Conceitos Antropológicos: (relativos à existência humana)
    - Conceitos Epistemológicos: aquisição do conhecimento
    - Conceitos sobre Valores: pessoais, morais, étnico...
    - Político: direcionamento hierárquico, regras...

Importância de um Projeto para a escola

    A relevância de um projeto escolar consiste no planejamento que, evitaimprovisação, serviço malfeito, perda de tempo e de dinheiro.
    Com planejamento, fica bem claro o que se pretende e o que deve ser feito para se chegar aonde se quer. Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola. Escolhem-se as melhores estratégias o que facilita seu trabalho, pois o mesmo está fundamentado no Projeto que norteia toda Unidade Escolar. Isso se faz imprescindível para  se ter umrumo, visando obtenção de resultados de forma mais eficiente, intensa, rápida e segura.
A escola deve buscar um ideal comum: fazer com que todos os alunos aprendam.  Uma boa sugestão é nomear comissões de pais e encarregá-las de organizar campeonatos esportivos nos finais de semana na quadra da escola, cuidar dos banheiros ou da biblioteca.
  E o projeto com a qualificação de pedagógico, qual éo seu significado? De repente, em meados da década de 90, a idéia de projeto pedagógico vem tomando corpo no discurso oficial e em quase todas as instituições de ensino, espalhadas nesse imenso Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/94), em seu artigo 12, inciso I, prevê que "os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino,terno a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica", deixando explícita a idéia de que a escola não pode prescindir da reflexão sobre sua intencionalidade educativa. Assim sendo, o projeto pedagógico passou a ser objeto prioritário de estudo e de muita discussão.
      Para André (2001, p. 188) o projeto pedagógico não é somente uma carta de intenções, nem apenas uma exigência deordem administrativa, pois deve "expressar a reflexão e o trabalho realizado em conjunto por todos os profissionais da escola, no sentido de atender às diretrizes do sistema nacional de Educação, bem como às necessidades locais e específicas da clientela da escola"; ele é "a concretização da identidade da escola e do oferecimento de garantias para um ensino de qualidade". Segundo Libâneo (2001,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • respeitar as diferenças
  • Políticas da diferença: para além dos estereótipos na prática educacional
  • Projeto de artigo
  • Práticas inclusivas para o atendimento educacional especializado do aluno com surdocegueira
  • A sociedade aprendeu a respeitar as diferenças ?
  • Respeitar ou valorizar as diferenças?
  • COOPERATIVA EDUCACIONAL
  • Amar é respeitar as diferenças de raça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!