trabalho educação

Páginas: 5 (1097 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
INSTITUTO BRASIL DE PESQUISA E ENSINO SUPERIOR
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA



ISABELLE TIBÚRCIODA SILVA SOUZA
WINNIE GOMES DA SILVA














TRABALHO, EDUCAÇÃO: DILEMA DE UMA RELAÇÃO CONFLITANTE




















CURRAIS NOVOS/2011
ISABELLE TIBÚRCIODA SILVA SOUZA
WINNIE GOMES DA SILVATRABALHO, EDUCAÇÃO: DILEMA DE UMA RELAÇÃO CONFLITANTE
Elaboração de texto a partir de questionário apresentado à disciplina Psicologia Institucional do curso de Pedagogia Licenciatura Plena da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA para obtenção de nota.
Professora responsável Aura.















CURRAIS NOVOS/2011
Trabalho,Educação:dilemas de uma relação conflitante

As transformações recentes em curso no chamado “mundo do trabalho”, têm sido observadas como conseqüências de um processo de transformações na esfera econômico/produtiva onde se instaura um novo modelo de qualificação para o trabalho com princípios da multiqualificação, da multifuncionalidade e de flexibilidade. As novas exigências e a elevação do nível dequalificação que se fazem presentes no âmbito dos setores de recursos humanos das empresas, disseminando novos conceitos, como de empregabilidade e competência. Essa empregabilidade passa a depender do desempenho individual do trabalhador, que por sua vez, é responsável pela sua condição profissional, o que propõe um trabalhador com formação ampliada ao mercado de trabalho.
Segundo pesquisasrealizadas pelo Serviço Nacional da Indústria (SENAI) e o Instituto de Economia Industrial da Universidade do Rio de Janeiro (IEI/UFRJ) entre os quinze atributos de qualificação adquirida através dos conteúdos gerais da educação básica, destacam-se: raciocínio lógico, habilidade para novas qualificações, conhecimento técnico geral, responsabilidade com o processo de produção e iniciativa para resoluçãode problemas.
É conseqüência da configuração de tais questões a incidência direta na educação, uma vez que a formação pauta-se pela passagem dos bancos escolares. Essa conexão entre o sistema educacional e o sistema ocupacional apresenta algumas questões de fundo, que são discutidas por sociólogos e educadores, frente a uma sociedade cuja natureza de produção e acumulação advoga a necessidade decapacitação de técnicos produtivos e instrumentais. Ao cruzarmos indicadores do grau de escolaridade com o variável desemprego percebemos a dificuldade de se estabelecer relações causais diretas entre as diferentes esferas. Dessa forma, a relação entre a educação e o trabalho necessita da compreensão de que o trabalho na nossa sociedade está fundamentado sobre os princípios capitalistas como umaatividade produtiva. Em geral a educação aparece como uma ponte para a entrada no mercado de trabalho. No Brasil historicamente a educação geral se pôs como opção das classes privilegiadas, enquanto as camadas pobres dispunham da educação profissional, destinadas a formação de mão de obra.
A dualidade entre trabalho e educação aparece quando a educação esta pensada como instrumento ou ferramentade preparação para o trabalho, apesar de a esfera educacional ser geralmente identificada somente como a instituição escolar, a educação coincide com a própria existência do homem, tal como o trabalho.
A partir do século XIX e XX, o trabalho vai se constituindo como o “Conjunto das atividades sociais marcadas pela superação da divisão entre a teoria e prática”, ou seja, a capacidade de serelacionar com a máquina e possuir conhecimento científico. Os teóricos da economia política clássica dividiam-se em torno de duas ideias principais: a instrução profissional como tempo roubado à produção; e a instrução escolar mínima como sendo fundamental ao processo produtivo. A partir da generalização das atividades nas fábricas, torna-se necessário um mínimo da generalização dos saberes, o que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho e educaçâo
  • educação e trabalho
  • Educação e trabalho
  • Educação e trabalho
  • educaçao para o trabalho
  • Trabalho de educação
  • Educação e trabalho...
  • Educação e Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!