trabalho educação indigena

Páginas: 13 (3110 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2015
Educação no Amazonas




Nome: Luana Albino
Professor: Luciana Martins

Introdução

O presente artigo proporcionará uma abordagem histórica sobre os povos indígenas, fazendo uma retrospectiva desde a invasão de Colombo a América, ressaltando a região amazônica e o estado do Amazonas. Buscando salientar as lutas e as conquistas realizadas pelos povos indígenas, incluindo o direito a existência, orespeito e a educação e demarcação de suas terras. Este estudo foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e tem como objetivo trazer uma discussão e análise sobre fatos que não são discutidos, nem levados em consideração na história contada pelos livros didáticos e na própria escola sobre os povos indígenas no Brasil, visto que não lhes é dado um papel de agentes. Nesta retrospectivaestará em foco o direto à educação para os indígenas no Amazonas.









Desenvolvimento

Cada povo indígena tem sua história, seus costumes, suas tradições, suas maneiras próprias de aprendizagem, sua cosmovisão e para assegurar que estas diferenças sejam respeitadas é necessário que estes povos também tenham direitos e deveres para que em toda parte em que se encontrarem, possam ser reconhecidoscomo grupos indígenas.
Esse descaso vem ocorrendo desde meados do século XV, onde os países da Europa disputavam entre si o domínio e a hegemonia no “novo mundo”. Esses países visavam corresponder-se diretamente com as Índias sem necessitar passar por territórios terrestres de outras nações vizinhas. Dessa forma, o projeto de Cristovão Colombo era atingir as Índias navegando para o Ocidente,contornando o planeta. 
Após vários estudos, Colombo conseguiu no Concelho de Salamanca convencer um grupo de religiosos e leigos sobre seu projeto, adquirinddo assim patrocínio para sua expedição. “A circunferência verdadeira da Terra é de aproximadamente quarenta mil quilometros. Colombo teria afirmado que era de trinta mil e seiscentos quilometros, estimando que a distância ao Japão era de cerca dequatro mil quatrocentos e quarenta e quatro quilometros”.(Wikipedia.org)
Quatro viagens foram feitas por Colombo, em sua primeira viagem partindo da Espanha chegou em Grã-Canária em 1492, três meses depois a um lugar que nomeou de São Salvador, costeou Cuba e chegou ao Haiti. Convencido de estar chegando à Índia deixou uma colônia e regressou à Europa.
Após a descoberta deste “novo mundo” foramrealizadas outras viagens com o intuito de demarcar fronteiras e governar. 
Em sua segunda viagem que ocorreu em 1493, Colombo abordou a Martinica, e alcançou Porto Rico. Voltou a colônia que havia deixado e esta havia sido arrasada pelos indígenas, deixou outro contingente de homens. Navegando para o ocidente, chegou à Jamaica, onde hoje é a atual Santo Domingo, na República Dominicana.
A terceiraviagem, partiu em 1498, chegou à ilha da Trindade, depois mais ao sul chegou a uma grande terra que pensou ser uma ilha, e a chamou de Gracia. chegando em São Domingos, desentendeu-se com o governador da cidade, Fr. Bartolomeu de las Casas.
Na quarta viagem, em 1502, avistou a Jamaica e, depois a Ilha de Pinos nas Honduras. Avistou as costas da Nicarágua, Costa Rica e Panamá. Devido a grandestempestades regressou para Castela.
Colombo atribuia a suas viagens o desejo de converter os povos ao Cristianismo, uma crença que se intensificou com a idade. Porém exigiu da Coroa castelhana dez por cento de todos os lucros nas terras que tomava posse, mas “o novo monarca rejeitou estas pretensões. Os seus filhos processaram a Coroa castelhana para obter parte dos lucros do comércio com a América,mas perderam a causa cinqüenta anos mais tarde.” (Wikipedia.org)
De acordo com visões extremas e opostas que Colombo alimentou sobre os índios e as maneira que essas visões emitiram opiniões que relacionam com a visão de mundo cristão dos mesmos. Todorov (1999) afirma que, Colombo alimenta a visão sobre os indígenas, onde estes poderiam ser bons ou maus. Na verdade Colombo não os conheceu, não se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação indígena
  • Educação indígena
  • educaçao indigena
  • Educação indigena
  • educação indígena
  • Educação indigena
  • educação indigena
  • Educação Indígena

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!