Trabalho economia e política - o eclipse do brasil - o país não brilha maiis no céu das finanças globais

930 palavras 4 páginas
Trabalho Economia e Política

O Eclipse do Brasil
O país não brilha mais no céu das finanças globais

Questões elaboradas a partir da matéria de José Fucs

Aluno: Marcelo Augusto
1º período – Serviço Social
Professor: Marcos Tadeu
Data: 12/04/2013

Questões elaboradas a partir do texto

1. Por que a economia brasileira não brilha mais no céu das finanças globais?

Porque o país não soube aproveitar a oportunidade de crescimento e não investiu no país. Com as facilidades de consumo a população consumiu demais, deixou de poupar e com a retração da poupança o governo precisou aumentar os impostos para empresas internacionais como forma de proteger o mercado interno e com isso afastou os investidores que da noite para o dia retiraram milhões em investimentos no país.

2. Quais são os países que integram o BRICS?

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

3. Quais foram as medidas adotadas recentemente para reaquecer a economia brasileira e estimular os investimentos privados?

Reduziu os juros, cortou as tarifas de energia e promoveu desonerações fiscais e trabalhistas para os setores que souberam gritar mais alto em Brasília.

4. O que é fuga de capitais e porque isso ocorre?

Ocorre quando os aplicadores estrangeiros sensíveis aos indicadores conjunturais e ao vai e vem regulatório do governo percebem algum tipo de ação que possa colocar em riso seus papéis. Imediatamente eles vendem suas ações e os investimentos caem bilhões. Entre os fatores que contribuem para afugentá-los estão: queda da taxa básica de juros, aumento dos impostos como IOF além da cobrança de pedágio dos estrangeiros sobre ganhos obtidos na renda fixa.

5. Cite cinco razões que afetam a imagem do Brasil no exterior

Carga tributária alta; Crescimento econômico baixo; Mudanças frequentes nas regras do jogo; Tolerância com a alta da inflação; Contenção artificial das dívidas

Relacionados