Trabalho Economia Politica A1

Páginas: 8 (1885 palavras) Publicado: 7 de abril de 2015
Questão 1 - Elabore um texto dissertativo sobre o surgimento da Economia Política, seu objeto e objetivo.
A Economia Política é a atividade econômica, ou seja, a produção e a distribuição dos bens com os quais os homens satisfazem as suas necessidades individuais ou coletivas; essa produção e distribuição constituem o processo econômico.
A expressão “Economia Política”, aparece, pela primeiravez, em 1615, quando Antoine Montchrétien publica a obra Traité de I’Économie Politique (Tratado da Economia Política) e só passa a designar um determinado corpo teórico nos primeiros vinte anos do século XIX. Contudo, isso não significa que a mesma só se constituiu e sistematizou como campo teórico na entrada do século XIX, mas apenas que nesses anos ela passou a ser reconhecida como tal.
Oseu objeto, segundo Friedrich Engels e enfatizada por Lênin, não é simplesmente a produção, mas as relações sociais que existem entre os homens na produção, a estrutura social da produção e o seu objetivo é estudar as leis sociais que regulam o processo econômico.
Concluímos, que o campo da Economia política não tem como objetivo estudar apenas o fator econômico isolado, mas, sim, o conjunto dasrelações sociais que giram em torno deste e que caracterizam as sociedades.

Questão 2 - Leia a afirmativa e explique “ O trabalho é a base da atividade econômica, é o que torna possível a produção de qualquer bem, é ele quem cria os valores que constituem a riqueza social.”
O trabalho implica mais que a relação sociedade/natureza; implica uma interação no marco da própria sociedade,afetando os seus sujeitos e a sua organização. O trabalho, através do qual o sujeito transforma a natureza (e, na medida em que é uma transformação que se realiza materialmente, trata-se de uma transformação prática), transforma também o seu sujeito: foi através do trabalho que, de grupos de primatas, surgiram os primeiros grupos humanos—numa espécie de salto que fez emergir um novo tipo de ser,distinto do ser natural (orgânico e inorgânico); ser social. O ser social passa a ter necessidades que a natureza não fornece imediatamente, assim o trabalho também ser para atender essas necessidades. Transformando formas naturais em produtos que satisfazem necessidades- se cria a riqueza social. Assim criando grandes riquezas as nações.
Questão 3 - “Pode-se afirmar que no modo de produçãoencontra-se a estrutura (ou base) econômica da sociedade, que implica a existência de todo um conjunto de instituição e ideias com ela compatível”.
Disserte sobre o modo de produção na comunidade primitiva, escravismo, feudalismo e capitalismo.

Comunidade primitiva- As relações eram de cooperação e ajuda entre todos, era baseada na propriedade coletiva dos meios de produção os frutos desse trabalho eramrepartidos entre todos da comunidade, ou seja, eram coletivos. Ainda não existia a ideia de propriedade privada.
Escravismo- Foi o modo de produção em que surgiu a propriedade privada e a disputa entre duas classes sociais, a dos proprietários de terras que eram também donos de escravos e, a classe dos escravos que trabalhavam na produção de bens. Nesse sistema de produção os meios de produção eos escravos eram propriedades do senhor, ou seja, o escravo era tratado como se fosse um instrumento, um objeto qualquer. Assim, o modo de produção escravista era marcado por relações de domínio e sujeição, em que uma minoria de senhores explorava uma enorme quantidade de escravos que não possuíam nenhum direito.
Feudalismo- Diferentemente do escravismo, o servo não era propriedade do senhor, elesserviam o senhor produzindo comida nas terras que lhe foram concedidas em troca de um pedaço de terra para morar e segurança. A produção dos feudos era basicamente agrícola, havendo somente alguns artesão e mercadores, estes começaram o processo de criação de rotas comerciais que futuramente seriam base para construção de cidades e por fim o surgimento da burguesia e o inicio da decadência do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Científico ECONOMIA POLÍTICA
  • Trabalho Economia Politica
  • Trabalho Empresas Economia Politica
  • ECONOMIA POLITICA TRABALHO
  • TRABALHO ECONOMIA POLITICA
  • Trabalho de economia politica
  • trabalho economia politica
  • Trabalho de econômia política

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!