TRABALHO ECONOB

2193 palavras 9 páginas
Pobreza, desigualdade de renda e educação

Por: Anina Gusmão, Camila Dantas, Gleuber Kill, Luisa
Sepúlveda, Marcos Santos e Stephanni Avance

Desigualdade de Renda
• A desigualdade de renda ou concentração de renda é o processo pelo qual a renda, proveniente de lucros, de salários, de alugueis e outros rendimentos, converge para um grupo privilegiado.

Desigualdade de Renda


Os métodos mais usados para medir essa concentração de renda são:
» P90/P10
» Coeficiente Gini
» Índice de Theil

Desigualdade de Renda
» P90/P10
O cálculo desse índice é feito a partir da medição do quanto o grupo formado pelos 10% mais ricos da população recebem em comparação ao grupo dos 10% mais pobres.

Desigualdade de Renda

Os doze países mais desiguais do mundo, de um conjunto de 95 países para os quais há dados posteriores a 2000 disponibilizados pelo
Banco Mundial.

Desigualdade de Renda
» Coeficiente Gini
Esse índice é calculado com a formula de Brown:

Onde X = Proporção acumulada da variável
“população”, Y = Proporção acumulada da variável
“renda” e G = ao coeficiente Gini que varia de 0 a 1, sendo 0 igual a total igualdade de rendas e 1 total desigualdade de rendas.

Desigualdade de Renda
» Índice de Theil

Por último esse indice é calculado pelo logaritimo neperiano da razão entre as medidas aritiméticas e geometricas da renda familiar per capita média. Se todos os indivíduos tiverem a mesma renda o índice é 0 e se uma pessoa tem toda a renda, o índice é ln N.

Desigualdade de Renda
• Histórico:
Os índices de desigualdade no Brasil cresceram de forma contínua a partir dos anos 1960, com uma piora expressiva durante o período da ditadura militar.
• Década de 60 e 70: Milagre Econômico
• Década de 80: Década Perdida

Desigualdade de Renda
• O agravamento da desigualdade ocorreu sob conjunturas bastante diferentes, tanto durante os anos de forte crescimento do "milagre econômico", na década de 70, quanto nos anos 1980, um período de inflação alta e baixo crescimento.
• A

Relacionados