Trabalho_Econ

1525 palavras 7 páginas
1-Por várias décadas, um dos principais objetivos da política macroeconômica foi reduzir as taxas de inflação no Brasil para níveis compatíveis com os dos países desenvolvidos.
No contexto de medidas de combate à inflação, é correto afirmar:

A) O Plano Real foi um programa ortodoxo de combate à inflação, com ênfase na retração da oferta monetária, elevação dos juros e redução da demanda agregada.
B) Uma das principais características do Plano Cruzado, do Governo Sarney, foi a tentativa de reduzir a liquidez monetária da economia através do bloqueio de depósitos em poupança e conta corrente.
C) O Plano Collor de combate à inflação traz como inovação o gatilho salarial, que protege a deterioração real do salário através de um mecanismo automático de reajuste, cada vez que a inflação acumulada atingir 20%.
D) Os Planos Cruzado, Bresser e Verão são exemplos de programas heterodoxos de combate à inflação, que tem como principal medida o controle de preços e salários no curto prazo.
E) Destacam-se, como medidas do Plano Real, a melhoria das contas públicas, o programa de privatização e a manutenção da moeda brasileira, desvalorizada em relação ao dólar americano.

2-Os seguintes fatos ocorreram durante a vigência do Plano Cruzado. Assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( F ) A oferta agregada, desestimulada pelo congelamento de preços, não acompanhou o crescimento da demanda, provocando situações desabastecimento e pagamento de ágios.
( ) As condições da economia mundial contribuíram para o colapso do Plano Cruzado.
( ) As principais variáveis relativas ao setor externo brasileiro comportaram-se de forma negativa, culminando com a suspensão dos pagamentos da dívida externa, em fevereiro de 1987. ( ) O colapso do Plano Cruzado ocorreu em janeiro de 1987, quando a inflação alcançou, no mês, 16,8%, provocando a correção da OTN – Obrigação do Tesouro Nacional . ( ) O crescimento da demanda agregada, ocorrido durante a

Relacionados