Trabalho do Saussure

Páginas: 11 (2562 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Apresentação da Obra- Linguagem do seculo XX

O curso de linguistica foi organizado por Charles Bally e Albert Sechehaya, alunos de Saussure.Esta é uma obra póstuma do autor e inaugura a fase estruturalista dos estudos da linguagem,trazendo pressupostos teórico-metodológicos que acabam influiênciando outras ciências sociais.
Ferdinand de Saussure,(nasceu em 26 de novembro de 1857 emGenebra,falecendo em 22 de fevereiro de 1913)foi um linguista suíço,cujas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento da linguistica.Sua teória foi introduzida aos estudos linguisticos por um filólogo Adolphe Pictet.
Suassure,estudou Física e Quimica,mas fazendo curso de gramática grega e latina que se ingressou na Sociedade Linguistica de Paris.
Aos vinte e um anos publicou uma dissertaçãosobre o primitivo sistema de vogais nas linguas indo-européias.Saussure,entendia a Linguistica como uma ciência geral dos signos,Chamando assim de Semiologia.A Linguistica adquire autonomia e seus conceitos serviram de base para desenvolvimento do estruturalismo no século XX.

1.VISÃO GERAL DA HISTÓRIA DA LINGUÍSTICA
Os estudos das línguas,passaram por três fases sucessivas e distintas,antes desurgir a Linguística como ciência.A gramática,que visava formular regras para definir o que era certo e errado;a Filologia,que se preocupou em comparar textos de diferentes epocas,antecedendo a Linguistica Historica;e a Gramatica Comparada que concluiu que todas as linguas perteciam a mesma familia,sendo possivel explicar as formas de uma língua pelas formas de outra.
Essa ultima fase,aGramatica Comparada,foi desenvolvida por Franz Bopp,onde foi descoberta que o Sânscrito deixa clara a noçao de radical,determinavel e fixo numa serie de palavras da mesma familia.
Logo,surgiram os neográmaticos,fundada por alemães.Consistiu em se preocupar com as "leis fonéticas",os neogramaticos determinam que a lingua não existe por si mesmo.
2. MATÉRIA E TAREFA DA LINGÜÍSTICA: SUAS RELAÇÕES COM ASCIÊNCIAS CONEXAS
Linguística é toda manifestações da linguagem humana,seja ela por povos selvagens ou civilizados,arcaicos ou contemporâneos,por isso a linguistica leva em conta somente os textos escritos.
Trazido como signicado e significante:Que é a junção dos dois,traz o significado,um sem o outro nao ha definição.
A linguística teve três tarefas básicas:descrever a história daslínguas,determinar as leis gerais a que possam se referir os fenômenos da língua e definir a si própria.


3. OBJETO DA LINGÜÍSTICA
3.1 A língua: sua definição

Não é fácil definir a língua enquanto objeto de estudo da Lingüística. Ao contrário do que muitos pensam, a língua não é meramente um objeto concreto. Ela é dotada de uma abstração que contribui para a dificuldade de defini-la. É um som, umconjunto de sentidos e uma história. Se tomarmos essa palavra pelo som, veremos que ela apresenta duas faces, sendo que uma não vale sem a outra. Ao se articular as sílabas dessa palavra, produz-se um efeito acústico percebido pelo ouvido. No entanto, esse efeito não existiria se não fossem os órgãos vocais.
É necessário, assim, admitir que a linguagem tem dois lados: o individual e o social,sendo impossível conceber um sem o outro. Além disso, a linguagem implica, a cada instante e simultaneamente, uma instituição atual e passada. Isso torna complexo o estudo e a definição de língua. De fato, partindo-se da língua como manifestação da linguagem, os estudos lingüísticos tornam-se menos complexos.
Saussure afirma que língua não se confunde com linguagem. Portanto, entende-se porlíngua como um conjunto de convenções adotadas por um determinado grupo social com o objetivo de permitir a inter-relação entre seus membros. Já a linguagem é multiforme, pertence a todos os domínios e não se classifica em nenhuma categoria dos fatos humanos. Assim, podemos entender que a língua é algo adquirido e convencionado por um determinado grupo. Está, então, clara a diferença entre língua e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saussure
  • Saussure
  • Saussure
  • Saussure
  • Saussure
  • Saussure
  • Saussure
  • Saussure

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!