Trabalho do pedagogo no espaço educativo

Páginas: 8 (1752 palavras) Publicado: 10 de maio de 2013
O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Trabalho apresentado do curso de Pedagogia, da União Norte do Paraná – Unopar , as disciplinas: o trabalho do pedagogo nos espaços educativos; comunicação e linguagem; psicologia da educação II; educação e diversidade; relações étnico-raciais. Ministrado pelos professores: Vilze Vidotti; Lilian Salete Alonso; Carlos Eduardo Gonçalves; Fabio Luiz daSilva.

Trabalho apresentado do curso de Pedagogia, da União Norte do Paraná – Unopar , as disciplinas: o trabalho do pedagogo nos espaços educativos; comunicação e linguagem; psicologia da educação II; educação e diversidade; relações étnico-raciais. Ministrado pelos professores: Vilze Vidotti; Lilian Salete Alonso; Carlos Eduardo Gonçalves; Fabio Luiz da Silva.

Goiania
2012

Goiania
2012A psicologia sócio-histórica nos levar a refletir sobre a importância da troca de conhecimento no processo de aprendizagem. A ideia é que, o professor tem o trabalho de criar condições para que os alunos se tornem cidadãos com autonomia para pensar e examinar ideias que lhe são apresentadas utilizando o raciocínio critico. Vygostky nos escreve que
“Desde os primeiros dias do desenvolvimentoda criança, suas atividades adquirem um significado próprio num sistema de comportamento social, e sendo dirigidas a objetivos definidos, são refratadas através do prisma do ambiente da criança. O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa através de outra pessoa. Essa estrutura humana complexa é o produto de um processo de desenvolvimento profundamente enraizado nas ligações entrehistória individual e história social."
É preciso estimular o aluno com a elaboração de ideias e, estudo de fatos, para que o dialogo com o outro o leve a formar um pensamento competente e comprometido com as praticas sociais, e também para que a conquista do conhecimento seja algo garantido. Estímulos que devem se baseados nas interações entre o sujeito e o mundo, tendo a escola como mediadora,pois é ela a responsável por promover o conhecimento.
Nos últimos anos a função da escola na sociedade tem tomado diversos caminhos, forçado pelo governo e pela burocracia publica. O professor em muitas das vezes e pressionado a rever sua maneira de ensinar, recebendo cobranças de uma sociedade que tem urgência em profissionais capacitados e que por outro lado não fornece apoio e nem meios paraque esse profissional se capacite.
Em nossa pesquisa de campo entrevistamos a pedagoga Valéria De Oliveira Borges, da Escola Crescer localizada na rua sb-9, quadra-11 lote-23 no residencial solar bougainville na cidade de goiânia goiás. Comprovamos o esforço dessa profissional que alem de proprietária da instituição de ensino é coordenadora e também a pedagoga responsável, sendo elapós-graduada em psicopedagogia e atuando na educação por vinte anos.
A maior dificuldade encontrada pela pedagoga no ambiente escolar é na difusão da responsabilidade sobre a desenvoltura e a capacitação necessária para os alunos de hoje, se tornarem seres humanos bem resolvidos, capazes,

desenvoltos, honestos, esforçados, livres e libertos de preconceitos, discriminação e que vejam no ensino, noaprendizado, a única saída positiva para a sua formação e sucesso. E nisso ela encontra muita dificuldade, pois lida cootidianamente com a diversidade humana, preconceitos, opniões extraviadas, preceitos distorcidos, homofobias, leviandade, discriminações em todos os sentidos.
VYGOTSKY nos mostra que o ambiente proporciona possibilidades ao indivíduo e que o acesso a instrumentos, sendo eles físicosou simbólicos são fatores fundamentais para que este se constitua como sujeito lúcido. As situações vividas pelo individuo após o nascimento, as interações com outras pessoas orientam o desenvolvimento do pensamento e do comportamento da criança.
A linguagem é a principal maneira usada pela criança para aprender as circunstancias em que vive. Ouvir a linguagem do ambiente permite a comunicação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O trabalho do pedagogo no espaço educativo
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativo.
  • O trabalho do Pedagogo nos Espaços educativos
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
  • trabalho do pedagogo no espaço educativo
  • O trabalho do pedagogo no espacos educativos
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!