TRABALHO DO MAGANESES

998 palavras 4 páginas
Leandro Lima
3º Ano
Literatura
Henrique Meneses

Resenha critica de vidas secas

Resumo:

Vidas Secas é uma narrativa em treze capítulos, curtos, aparentemente independentes, mas que, formam um todo pela recorrência de motivos e temas. Nesse livro, é contada a história de uma família de retirantes: Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais novo, o menino mais velho e a cachorra Baleia. Essa família sofre com a seca, com a fome e com a iminência, da morte.
Na obra, o autor narra, a luta desses viventes para sobreviverem à seca. Utilizando diversas maneiras de expressar a seca, principalmente pelo uso de frases curtas. A pesar da seca estar em todo o livro: na vida dos personagens, no céu seco, frases secas, nomes curtos.
A obra é feita de ausências: de água, de nomes, sobrenomes, de palavras, de dinheiro, de respeito. O silêncio fala muitas vezes por eles e, é muito retratado na obra a comparação entre homens e animais, a zoomorfização dos homens e humanização dos animais ― Fabiano se comporta como animal, enquanto a cachorra baleia tem sentimentos e é a protagonista da parte mais dramática da história―

Autor:
Graciliano Ramos nasceu em Quebrangulo, em 27 de outubro de 1892. Primeiro de dezesseis irmãos de uma família de classe média do sertão nordestino, ele viveu os primeiros anos em diversas cidades do Nordeste brasileiro, como Buíque (PE), Viçosa e Maceió (AL). Terminando o segundo grau em Maceió, seguiu para o Rio de Janeiro, onde passou um tempo trabalhando como jornalista.
Em setembro de 1915, motivado pela morte dos irmãos Otacília, Leonor e Clodoaldo e do sobrinho Heleno, vitimados pela epidemia de peste bubônica, volta para o Nordeste, fixando-se junto ao pai, que era comerciante em Palmeira dos Índios, Alagoas. Neste mesmo ano casou-se com Maria Augusta de Barros, que morreu em 1920, deixando-lhe quatro filhos.
Foi eleito prefeito de Palmeira dos Índios em 1927, tomando posse no ano seguinte. Ficou no cargo por dois anos,

Relacionados

  • Logística internacional
    5737 palavras | 23 páginas