Trabalho do IFES de História da Educação

Páginas: 8 (1868 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014
Instituto Federal do Espírito Santo
Curso de Licenciatura em Letras – Português (à distância)


Victor Lucas Vieira
Jéssica Ferreira




Ensaio acadêmico I







Victor Lucas Vieira
Jéssica Ferreira




Ensaio acadêmico I





Ensaio acadêmico apresentado no curso de graduação do Instituto Federal do Espírito Santo, Curso de Licenciatura em Letras – Português (àdistância) para fins de avaliação.




Introdução
A educação é entendida por todos hoje como a principal via de acesso a uma sociedade mais justa e igualitária, entendemos que analisar as perspectivas da educação na atualidade é também iniciar uma busca sobre as suas raízes, uma vez que a compreensão sobre as questões de hoje não se limita ao nosso presente, pois o que vivemos hoje são frutosde escolhas passadas.
A História da Educação Brasileira não é uma História difícil de ser estudada e compreendida, pois evolui em fatos marcantes e fáceis de serem observados.
O primeiro grande fato ocorreu com a chegada dos portugueses ao território do Brasil trazendo um padrão de educação próprio da Europa, o que não quer dizer que as populações que por aqui viviam já não possuíamcaracterísticas próprias de se fazer educação. E convém ressaltar que a educação que se praticava entre as populações indígenas não tinha as marcas repressivas do modelo educacional europeu.













Desenvolvimento
No inicio da colonização o Brasil se encontrava dominado por Portugal, e este processo colonizatório contou com a contribuição das ordens religiosas: fransciscanos,beneditinos, carmelitas, e outras. Um fato marcante foi a chegada da então denominada Companhia de Jesus, formada por jesuítas para com fim pedagógicos e missionários.
Os primeiros jesuítas chegaram ao território brasileiro em março de 1549, comandados pelo Padre Manoel de Nóbrega, quinze dias após a chegada edificaram a primeira escola elementar brasileira, em Salvador, tendo como mestre o IrmãoVicente Rodrigues, contando apenas 21 anos. Irmão Vicente tornou-se o primeiro professor nos moldes europeus, em terras brasileiras, e durante mais de 50 anos dedicou-se ao ensino e a propagação da fé religiosa.
No Brasil os jesuítas se dedicaram à pregação da fé católica e ao trabalho educativo.
Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever. DeSalvador a obra jesuítica estendeu-se para o sul e, em 1570, vinte e um anos após a chegada, já era composta por cinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).
Quando os jesuítas chegaram por aqui eles não trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade europeia;trouxeram também os métodos pedagógicos. Todas as escolas jesuítas eram regulamentadas por um documento, escrito por Inácio de Loiola, o Ratio Studiorum. Eles não se limitaram ao ensino das primeiras letras; além do curso elementar mantinham cursos de Letras e Filosofia, considerados secundários, e o curso de Teologia e Ciências Sagradas, de nível superior, para formação de sacerdotes. No curso deLetras estudava-se Gramática Latina, Humanidades e Retórica; e no curso de Filosofia estudava-se Lógica, Metafísica, Moral, Matemática e Ciências Físicas e Naturais.
A vinda da Família Real, em 1808, permitiu uma nova ruptura com a situação anterior. Para atender as necessidades de sua estadia no Brasil, D. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, oJardim Botânico e, sua iniciativa mais marcante em termos de mudança, a Imprensa Régia. A educação, no entanto, continuou a ter uma importância secundária.
D. João VI volta a Portugal em 1821. Em 1822 seu filho D. Pedro I proclama a Independência do Brasil e, em 1824, outorga a primeira Constituição brasileira. O Art. 179 desta Lei Magna dizia que a "instrução primária é gratuita para todos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de historia da educaçao
  • trabalho de Historia da Educação
  • trabalho de historia da educacao
  • TRABALHO SOBRE HISTORIA DA EDUCAÇÃO
  • TRABALHO HISTORIA DA EDUCACAO
  • HISTÓRIA DO TRABALHO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO
  • TRABALHO SOBRE HISTORIA DA EDUCAÇÃO
  • trabalho HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!