Trabalho Do Adalberto Diagrama De Pareto

Páginas: 8 (1902 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2015


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial







SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL
segurança e saúde no trabalho





Curso: Técnico em segurança do trabalho






Senac-Jaú/SP
Junho/2015











MÓDULO v –DIAGRAMA DE PARETO




















Trabalho apresentado ao Curso de Técnico em segurança do Trabalho, sobre o tema diagrama de Pareto
Professor:INTRODUÇÃO


O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentar uma das sete ferramentas da Qualidade, o Gráfico de Pareto, que tem por maior utilidade, permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos.
O nome desta ferramenta administrativa é em homenagem ao sociólogo e economista italianoVilfredo Pareto (1848-1923), que convencido da inutilidade de qualquer análise econômica sem base matemática, Vilfredo Pareto usou este gráfico no ano de 1897 para provar que a distribuição de renda era feita de forma desigual, estabelecendo uma “lei da má distribuição”: onde pequena parcela da população absorvia grande percentagem da renda, restando uma percentagem bem menor para a maioria.
Tambémconhecido como Curva ABC, o Diagrama de Pareto é uma ferramenta administrativa usada para destacar os elementos de um grupo de acordo com a sua importância. Além disso, o diagrama permite a divisão desses conjuntos em diversas partes.
Em qualquer processo de melhoramento, vale a pena distinguir entre o que é importante e o que é menos importante. O propósito do diagrama de Pareto é distinguiras questões “vitais” (representam poucos problemas que resultam em grandes perdas) das muitas “triviais” (representam muitos problemas que resultam em poucas perdas). É uma técnica relativamente direta, que envolve classificar os itens de informação nos tipos de problemas ou causas dos problemas por ordem de importância. O Gráfico de Pareto dispõe a informação de forma a permitir a concentração dosesforços para melhoria nas áreas onde os maiores ganhos podem ser obtidos, ele é representado através de um gráfico de barras que permite uma melhor visualização das prioridades, bem como o estabelecimento de metas.
A inserção desta ferramenta no controle de qualidade deve se a Joseph Moses Juran (1904-2008) demonstrando que as maiores perdas de um processo são geradas por 20% das causas de nãoconformidades.


OBJETIVOS

O Diagrama de Pareto tem como objetivo identificar quais causas que devem ser “atacadas” primeiro ou as que surtirão melhores resultados, visa a classificar e colocar em gráfico as causas dos problemas, mostrando claramente o nível de importância e a influência do problema e auxiliando na sua compreensão, no entanto, devem ser verificadas diversas classificações até aconstrução do diagrama final e problemas ou causas muito complexas devem ser estratificadas a fim de garantir a eficácia do método.
O princípio de Pareto apresenta para várias situações que 80% das consequências vem de 20% das causas. Isso pode ser muito útil para tratar não conformidades, identificar pontos de melhoria e definir que planos de ação devem ser atacados primeiro no que diz respeito aprioridade.


Hoje em dia o princípio de Pareto é muito utilizado nas organizações para lidar com problemas internos como qualidade dos produtos, melhoria de processos, análise de falhas, avaliação de custos, análise de acidentes, gestão da manutenção, controle de vendas, e etc.



DIAGRAMA DE PARETO


O diagrama de Pareto é uma técnica estatística que auxilia na tomada de decisão, permitindo àempresa selecionar prioridades quando há um grande número de problemas e sua análise são utilizadas para definir prioridades na correção de defeitos. As informações sobre as causas e efeitos são pesquisadas e dispostas em tabelas que mostram a participação de cada causa no total dos efeitos.
O diagrama de Pareto também é composto por diagrama de barras que ordena as frequências das ocorrências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diagrama de Pareto
  • Diagrama de Pareto
  • Diagrama de pareto
  • Diagrama de pareto
  • Diagrama de pareto
  • Diagrama de Pareto
  • Diagrama de Pareto
  • Diagrama de pareto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!