TRABALHO DIREITOS HUMONOS Elisangela

4991 palavras 20 páginas
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

DIREITOS HUMANOS
(DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE)

Lauro de Freitas - Bahia
Dezembro 2011

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

DIREITOS HUMANOS
(DIREITOS DA CREANÇA E ADOLESCENTE)

Trabalho encaminhado pela Professora EAD: Helenrose Coelho como requisita de avaliação da disciplina de Direitos Humanos, pelas acadêmicas: Elisângela de A. Guedes, Maiana Santos da Silva ,Sunamita Guedes Omena e Vanessa Cristina N. Souza.

Lauro de Freitas - Bahia
Dezembro 2011
RESUMO
O artigo 227 da Constituição de 1988 foi introduzido como resultado de mobilização social dos movimentos de valorização e de garantia do desenvolvimento da criança e do adolescente. Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Neste trabalho falamos a respeito da atenção aos direitos das crianças e adolescentes entre eles leis, artigos, etc . Fala também sobre os Direitos Humanos da Criança e Adolescente 2011-2020, além do Conselho da Criança e do Adolescente.
O trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social. Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde cedo na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, muitos deles sem receber remuneração alguma.
No Brasil, há cerca 4,2 milhões de trabalhadores na faixa etária entre 05 e 17 anos. O trabalho infantil é sustentado num tripé: pobreza, deficiência do setor educacional e fatores

Relacionados