Trabalho direito empresarial títulos de credito

Páginas: 6 (1284 palavras) Publicado: 12 de junho de 2013
TÍTULO DE CRÉDITO
O título de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei.
A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, não implica a invalidade do negócio jurídico que lhe deu origem.
REQUISITOS E REGRAS GERAIS
Deve o título de créditoconter a data da emissão, a indicação precisa dos direitos que confere, e a assinatura do emitente.
É à vista o título de crédito que não contenha indicação de vencimento.
Considera-se lugar de emissão e de pagamento, quando não indicado no título, o domicílio do emitente.
O título poderá ser emitido a partir dos caracteres criados em computador ou meio técnico equivalente e que constem daescrituração do emitente, observados os requisitos mínimos previstos neste tópico.
Consideram-se não escritas no título a cláusula de juros, a proibitiva de endosso, a excludente de responsabilidade pelo pagamento ou por despesas, a que dispense a observância de termos e formalidade prescritas, e a que, além dos limites fixados em lei, exclua ou restrinja direitos e obrigações.
O título de crédito,incompleto ao tempo da emissão, deve ser preenchido de conformidade com os ajustes realizados.
O descumprimento dos ajustes previstos pelos que deles participaram, não constitui motivo de oposição ao terceiro portador, salvo se este, ao adquirir o título, tiver agido de má-fé.
Aquele que, sem ter poderes, ou excedendo os que tem, lança a sua assinatura em título de crédito, como mandatário ourepresentante de outrem, fica pessoalmente obrigado, e, pagando o título, tem ele os mesmos direitos que teria o suposto mandante ou representado.
TRANSFERÊNCIA
A transferência do título de crédito implica a de todos os direitos que lhe são inerentes.
O portador de título representativo de mercadoria tem o direito de transferi-lo, de conformidade com as normas que regulam a sua circulação, ou dereceber aquela independentemente de quaisquer formalidades, além da entrega do título devidamente quitado.
Enquanto o título de crédito estiver em circulação, só ele poderá ser dado em garantia, ou ser objeto de medidas judiciais, e não, separadamente, os direitos ou mercadorias que representa.
O título de crédito não pode ser reivindicado do portador que o adquiriu de boa-fé e na conformidade dasnormas que disciplinam a sua circulação.
QUITAÇÃO - PAGAMENTO PARCIAL
Fica validamente desonerado o devedor que paga título de crédito ao legítimo portador, no vencimento, sem oposição, salvo se agiu de má-fé.
Pagando, pode o devedor exigir do credor, além da entrega do título, quitação regular.
Não é o credor obrigado a receber o pagamento antes do vencimento do título, e aquele que o paga,antes do vencimento, fica responsável pela validade do pagamento.
No vencimento, não pode o credor recusar pagamento, ainda que parcial.
No caso de pagamento parcial, em que se não opera a tradição do título, além da quitação em separado, outra deverá ser firmada no próprio título.
Salvo disposição diversa em lei especial, regem-se os títulos de crédito pelo disposto no Código Civil
Base:artigos 887 a 896 e 901 a 903 do Código Civil.

Exemplos de títulos de crédito

Título ao portador: Documento de crédito sem indicação do beneficiário. Titular dos respectivos direitos é a pessoa que os possui. Constitui crime contra a fé pública emitir, sem permissão legal, título que contenha promessa de pagamento em dinheiro ao portador ou a que falte indicação de nome de pessoa aquem deve ser pago. Para os efeitos penais, equipara-se a documento público.


Títulos nominativos: Os títulos nominativos, por sua vez, identificam o beneficiário e circulam à ordem ou não à ordem.
Por outro lado, a classificação moderna do título de crédito quanto à sua circulação consiste em dividi-los em "título nominativo", "título nominal" e "título ao portador".
O título nominativo é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DIREITO EMPRESARIAL "TÍTULOS DE CREDITO
  • Direito empresarial
  • Direito empresarial: Títulos de Crédito
  • Direito Empresarial: Título de Créditos
  • Empresarial
  • Fichamento direito empresarial "títulos de credito"
  • Direito Empresarial III Titulos E Creditos
  • Titulo de credito Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!